São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Desenho vira brinquedo no micro

MARIJÔ ZILVETI

Programas de desenho para o computador funcionam hoje como aliados dos pincéis e lápis de cera. A criançada encontra nas prateleiras de lojas boas opções de produtos que ajudam a incrementar seus desenhos e também a criar animações ou brincadeiras de ligue-ponto e jogos de memória.
Há desde o simples "Paintbrush", incluído no "Windows", até programas bem sofisticados, com versões em disquetes e CD-ROM. A maioria está em inglês, o que não chega a comprometer o uso, porque os comandos são visuais e fáceis de entender.
São ricos em efeitos especiais, permitindo aplicar espécies de carimbinhos que podem ser redimensionados. A criança pode ainda animar suas obras e até transformá-las em apresentações.
Se a preferência for por programas que falam português, as opções são mais simples, com recursos menos sofisticados.
Antes de comprar um programa é preciso levar em conta o tipo de equipamento que vai usar. A maioria dos programas pede computador 486 com pelo menos 4 Mbytes de memória RAM.
O espaço em disco rígido é outro fator que deve ser levado em conta. Quanto mais cores e figuras a criança acrescenta ao trabalho, maior fica o arquivo, ocupando mais espaço em disco.
Alguns programas chegam a pedir microcomputadores com 8 Mbytes de memória para funcionar sem problemas.
Se a criança ou adolescente não tem familiaridade com o computador, algumas escolas de informática começam as aulas usando programas de desenho.
É o caso da Future Kids, que inicia o aluno com o "KidPix", primeiro programa de desenho voltado para público infantil. O produto, segundo a direção da escola, serve como estímulo para ajudar o aluno a perder o medo do mouse, dispositivo imprescindível para realiza desenhos e executar tarefas no "Windows".
Depois de pintar na tela do micro, a criança pode precisar de uma impressora para imprimir seus trabalhos. Em lojas especializadas, o interessado encontra boas ofertas de equipamentos que podem ter opção de impressão colorida.
Para quem prefere colocar a mão na massa na hora de colorir o desenho criado no microcomputador, alguns programas incluem lápis de cor.

LEIA MAIS
Sobre programas de desenho nas páginas 6-3 e 6-4

Próximo Texto: Menina brinca com micro desde os 5 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.