São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'AutoCAD 13' ganha facilidades para uso

MARCELO PRADO; SOLANGE REZENDE RODRIGUES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um aplicativo CAD (sigla em inglês para projeto auxiliado por computador) permite automatizar o processo de desenho necessário em projetos de engenharia, arquitetura e topografia, entre outros. O que se espera desse tipo de software é um conjunto de funções para criar e visualizar modelos precisos de objetos bi ou tridimensionais.
A Autodesk está comercializando a versão 13 do software "AutoCAD" para DOS e "Windows". Na nova versão, destacam-se, entre as grandes novidades, uma interface bastante amigável e a possibilidade de funcionar nos ambientes "Windows" ou DOS.
A interface é um dos grandes melhoramentos dessa versão do "AutoCAD". Ela ficou bastante simplificada e fácil de usar, com mais ícones para identificar e acionar os comandos.
O usuário também não precisa adivinhar o que cada ícone representa. Depois de um certo tempo com o cursor em cima do ícone, aparece uma legenda dizendo o que ele faz.
A utilização de barras de ferramentas suspensas (podem ser posicionadas em qualquer lugar da tela) para cada grupo de comandos relacionados (comandos de desenhos, modificadores etc.) facilita muito a realização de um desenho, porque o usuário não precisa perder tempo procurando pelo comando na barra de menus.
As barras de ferramentas podem ser personalizadas, incluindo comandos ou grupos de comandos definidos pelo usuário.
Para escolher e colocar na tela um desenho já existente, o "AutoCAD" fornece o recurso de visualização prévia ("preview"), facilitando a procura por um determinado desenho.
Com relação à documentação, a Autodesk manteve a qualidade de seus manuais e documentação de tela —tudo está em inglês. Há manuais específicos para a instalação em "Windows" e DOS/Unix.
A documentação on line também é bastante completa e possui um tutorial em que o usuário pode acompanhar passo a passo a realização de vários desenhos.
O "AutoCAD" vem com o editor de texto "Dyna", que facilita muito a leitura do manual on line que acompanha o programa, pois possibilita visualizar os tópicos mais importantes e ir diretamente para eles.
Para adquirir a documentação escrita é necessário pagar US$ 250 a mais, um preço alto.
Com relação a desenho em três dimensões, o "AutoCAD 13" fornece recursos para geração de superfícies e de modelagem sólida.
Com o comando Render, o usuário pode realizar a arte final com a definição do tipo de material, textura, intensidade e tipo de iluminação.
A versão 13 do "AutoCAD" vem acompanhada de um versão de demonstração do "AutoVision 2.0", porém esse aplicativo, se for de interesse do usuário, pode ser adquirido por US$ 495.
O "AutoVision" permite conseguir uma melhor "renderização" do modelo, além de contar com uma vasta biblioteca de materiais e texturas.
O "AutoVision" acompanha um software de animação gráfica que gera animações de desenhos realizados no "AutoCAD", podendo o usuário definir o número de quadros e o caminho percorrido pela câmera. É possível também importar ou exportar arquivos do "3D Studio" (software de animação da Autodesk).
O "AutoCAD" é uma ferramenta poderosa para projetos auxiliados por computador, desde os mais simples e corriqueiros até os mais sofisticados. Com o "AutoVision", ele consegue modelos em duas e três dimensões mais realistas, tendo a possibilidade de trabalhar com animação, podendo ser considerado um bom investimento para os profissionais da área de projeto.

Texto Anterior: Feira nos EUA apresenta novas impressoras
Próximo Texto: Soft traz várias perspectivas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.