São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apresentação do "32CAD" é pouco atual

MARCELO PRADO; SOLANGE REZENDE RODRIGUES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O "32CAD" é um software de CAD que trabalha no ambiente DOS, voltado mais para as áreas de construção civil e arquitetura.
O programa tem uma interface muito desatualizada (lembrando os primeiros programas de CAD para DOS) e de difícil aprendizagem, mesmo para quem está acostumado a trabalhar com programas de CAD.
Para quem é da área de construção civil ou arquitetura, o programa fornece funções específicas para desenhos de paredes com elevação automática, lajes, vigas, bibliotecas de lajes, telhados, móveis, eletrodomésticos em geral.
Há várias funções de cálculos específicas de paredes (espessura, altura, média, volume etc.), vãos e superfícies de pisos.
Através das bibliotecas e das funções de cálculo é possível gerar uma lista de material e um orçamento para o projeto.
O "32CAD" possui comandos para a geração de superfícies e de imagens sombreadas ("shading"). Também permite a realização animação gráfica com a definição do caminho da câmera e do número de quadros.
(MP e SRR)

32CAD - requisitos mínimos para instalação: PC 386 com co-processador aritmético, 4 MBytes de memória RAM e 7 Mbytes de espaço livre em disco rígido; preço: R$ 860; distribuidor: Sistenge, tel. (011) 828-1373 Os testes do "AutoCAD" e a avaliação do "32CAD" foram feitos em micro 486DX2 de 66 MHz, com 16 Mbytes de memória RAM, disco rígido de 540 Mbytes, acionador de CD-ROM e monitor Super VGA colorido, Laboratório Didático-científico de Computação do ICMSC-USP (Instituto de Ciências Matemáticas de São carlos - Universidade de São Paulo).

Solange Rezende Rodrigues, 30, é doutora em engenharia mecânica pela USP e professora no ICMSC-USP.

Marcelo Prado, 25, é engenheiro mecânico formado pela USP.

Texto Anterior: Soft traz várias perspectivas
Próximo Texto: Versão DOS tem mais rapidez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.