São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dicionário para iniciantes vem com definições simples

Novo livro tenta trazer luz para "linguagem de doidos"

SILVIO GENESINI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Que a informática é uma selva para iniciados já se sabe. Que a cada dia mais gente tenta organizar expedições para preparar iniciantes para esse mundo cheio de siglas e linguagens cifradas também se sabe. Chega-se até ao cúmulo de dizer que qualquer combinação de três letras tem algum significado oculto para o mundo da computação.
Está nas livrarias mais uma tentativa de colocar luz nessa linguagem de doidos. Chama-se "Jargão: o Dicionário Informal dos Termos da Informática!", de Robin Williams e Esteve Cummins, traduzido por Laura Karin Gillon.
A obra tem como mérito ser escrita por alguém que "estava frustrado com todos os dicionários de informática... pois as explicações eram resumidas demais, e partiam do pressuposto que se sabia muitas outras coisas".
Essa é sua grande qualidade: as explicações são simples o suficiente para que qualquer iniciante possa acompanhá-las. O dicionário é razoavelmente completo e mantém os termos inglês e sua respectiva correlação em português, embora muitas traduções soem estranhas, tal o costume de uso na língua original.
É uma leitura fácil e agradável, com ilustrações e algumas definições muito engraçadas, como é o caso por exemplo de "on line sex".
No entanto, não resolve o problema de que para entender algumas explicações é necessário ter um conhecimento básico que nenhum dicionário vai dar.
Definitivamente, o futuro da computação pessoal terá chegado quando o usuário não precisar entender nenhuma dessas siglas para conseguir usar seus programas preferidos. O aprendizado será conduzido pelo próprio computador.
Mas, que existe certo charme em linguagens cifradas que atribuem poder a quem as domina, não há dúvida. E para isso o dicionário é extremamente útil.
Convenhamos, porém, que o meio papel está defasado para esse tipo de aplicação tão característica de CD-ROM, principalmente considerando o assunto e o público a quem o livro se destina.

Jargão: o Dicionário Informal de Termos de Informática tem 692 páginas, é uma publicação da Callis Editora e está sendo vendido por R$ 42,50.

Texto Anterior: Versão DOS tem mais rapidez
Próximo Texto: Passeio sonoro traz pequenas frustrações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.