São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado demite funcionários e fecha a oficina cultural de Sorocaba

VALMIR DENARDIN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SOROCABA

A oficina cultural Grande Otelo, maior patrocinadora de atividades artísticas de Sorocaba (SP), será fechada hoje às 18h, após dez meses de funcionamento.
Neste horário, vence o aviso prévio dos 14 funcionários da oficina, que eram contratados pelo Baneser (empresa subsidiária do Banespa e que cedia funcionários ao governo do Estado) e foram demitidos pelo governador Mário Covas (PSDB).
Segundo o chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Cultura, Edmur Mesquita, 40, o fechamento será temporário. "Vamos interromper as atividades para fazer um balanço e rever diretrizes", disse.
A oficina cultural Grande Otelo foi inaugurada em abril de 1994. Instalada no prédio do antigo Fórum da cidade, realiza atividades em diferentes áreas culturais, como cinema, vídeo, rádio, literatura e artes plásticas.
Hoje será encerrada a exposição de telas do artista plástico Júlio Veredas. Uma nova exposição de quadros, com abertura marcada para a próxima quarta-feira, não será mais realizada no local.
"A oficina é o organismo que mais realiza atividades culturais em Sorocaba", disse ontem seu diretor, Antonio Carlos Sartini, 34, também demitido. Desde sua abertura, a oficina realizou eventos culturais diariamente.
A cidade, com cerca de 400 mil habitantes tem seis cinemas, dois teatros em funcionamento e um em reforma.
O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Armando Oliveira Lima, 60, disse que a entidade se propôs a administrar a oficina pelo prazo de um ano, "até que o Estado defina a situação". O conselho é mantido pela Prefeitura de Sorocaba.
Edmur Mesquita disse que a Secretaria Estadual da Cultura não recebeu qualquer proposta do Conselho Municipal de Cultura. Segundo ele, a secretaria "está aberta" para discutir propostas de parceria com as prefeituras.

Texto Anterior: Comandante de navio liberiano é preso em PE
Próximo Texto: Santa Catarina; Paraná
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.