São Paulo, sábado, 25 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de natimortos aumenta 38% em Casvavel

OSMANI COSTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O registro de bebês natimortos em Cascavel (PR) subiu de 65, em 1993, para 90 no ano passado, o que equivale a um aumento de 38,46%.
Os dados são da Acesc (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel). Segundo os cartórios de registro civil de Cascavel (420 km a oeste de Curitiba), o número de nascimentos no mesmo período aumentou apenas 9,23% —de 5.123 para 5.596. Cascavel é a quinta maior cidade do Paraná, com 200 mil habitantes.
A Acesc registra como principal causa para o aumento das mortes a anoxia fetal, que significa falta de oxigênio. Seni Sabina, 42, da Pastoral da Criança, afirma que o problema é causado pela desnutrição das mães. "Eles não conseguiram nascer porque as mães passaram fome durante a gravidez", declarou. A desnutrição das grávidas causa deficiência de oxigênio nos órgãos ou nos tecidos dos fetos.
Dona-de-casa, Sabina trabalha há 20 anos como voluntária em programas de assistência à infância patrocinados pela ONU e CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
O secretário municipal de Saúde, Alberto Fernando Drummond, se disse "extremamente preocupado" com a situação.
Ele disse que o trabalho pré-natal para gestantes e de atendimento à criança será prioridade número um de sua secretaria neste ano. Ele não soube dizer quanto será investido no programa, que já tem nome: "Educar para a saúde".
Para Drummond, o principal motivo do aumento de natimortos é de origem cultural. "Cascavel é uma ilha de riqueza, cercada de soja por todos os lados. Mas o brasileiro não sabe comer. Continua ignorando a soja, que tem dez vezes mais proteínas que a carne bovina", disse.

Texto Anterior: Nova rodovia tem mais tráfego
Próximo Texto: Apreensão de drogas cresce no MS em 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.