São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo lançou novo pacote anticonsumo

DA REDAÇÃO

Na quarta-feira, o governo de Fernando Henrique Cardoso apresentou seu segundo pacote anticonsumo atingindo os consórcios, crediários, sistema de leasing entre outros.
Foi reduzido, de 12 para seis meses, o prazo dos consórcios para automóveis e os lances foram suspensos. Os financiamentos de lojas com "financeiras" do mesmo grupo estão proibidos, assim como as operações de leasing de automóveis, utilitários e caminhonetes.
O consumidor encontrará dificuldades para fazer compras com cheque pré-datado. O governo proibiu que empresas de factoring -que compram dos comerciantes, com deságio, os cheques pré-datados- façam esse tipo de intermediação financeira.
Na área estatal, vetou às estatais empréstimos através de venda antecipada de serviços, expediente utilizado pelas companhais estaduais de energia elétrica.
As principais entidades empresárias do páis criticaram as medidas, definidas como de pouco impacto sobre as vendas.
Em São Paulo, algumas lojas passaram a anunciar que vão "segurar", até sete dias, a fatura das compras realizadas com cartões de crédito.

Texto Anterior: Pequeno flerte
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.