São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passista veterana da Portela defende fim das 'top models'

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Se depender de Marisa Marcelino de Almeida, 50, as "top models" que desfilam na frente das baterias das escolas de samba estão com dias contados.
Marisa —a "Nega Pelé" da Portela— volta este ano à escola depois de dez anos afastada. A Portela é a penúltima escola a desfilar hoje. Deve entrar no Sambódromo por volta de 3h.
A passista, que desfila desde os 16 anos, volta para ocupar o lugar de honra da escola. Na frente da bateria, ela pretende mostrar que madrinha tem que saber sambar.
"Esse papo de modelo na frente da bateria só atrapalha. Elas são muito bonitinhas mas não têm a manha do samba. Não quero ser madrinha nem rainha. Eu sou raiz de bateria."
O domínio das modelos e manequins nas escolas de samba deixa Nega Pelé irritada.
"A Luiza Brunet (ex-madrinha da bateria da Portela) disse outro dia que madrinha tem que ser bonita e saber fazer pose. A vovó aqui não é lindona mas vem desfilando bonito pela passarela".
Não é só na frente da bateria da Portela que Nega Pelé vai desfilar este ano.
Ela sairá ainda na Vizinha Faladeira, escola do grupo A que desfilou na sexta-feira, e na Unidos de Campinho, escola do Grupo B que passa pelo Sambódromo na terça-feira.
Há oito meses ela é presidente da Unidos de Campinho. Todos os dias, vistoria o pequeno barracão no centro onde são feitas as alegorias da escola.
Logo depois, corre até o barracão da Vizinha Faladeira, a poucos metros. Nesta escola, uma das mais antigas do Rio, Nega Pelé será um dos principais destaques do enredo "O Relicário do Samba".
Mais alguns metros de caminhada e ela chega ao barracão da Portela, onde é saudada.
Ela não quer falar sobre a briga com a antiga direção da escola, que a levou a ficar dez anos afastada.
"Deixa isso para lá. O que importa é que estamos todos de volta. Eu, o Paulinho da Viola. Voltamos a ser uma família", diz enquanto examina o figurino de sua volta à Portela.
Ao contrário dos biquinis das top models, Nega Pelé virá com um discreto vestido bordado com strass e com um chapéu de plumas.
"A Nega tá com tudo. Volto chiquérrima aos desfiles", diz.

Texto Anterior: Número de turistas diminui
Próximo Texto: SÃO CLEMENTE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.