São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
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"Portfolio" tem a força de um currículo

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Na seleção de profissionais ligados às artes —como artistas plásticos, designers, fotógrafos e publicitários—, o tradicional envio do currículo tende a ser substituído pela apresentação do "portfolio", uma espécie de pasta.
Ao contrário do currículo, não revela dados concretos dos candidatos —como, por exemplo, sua carreira profissional. Mas têm a força de mostrar seu talento, criatividade, domínio de técnicas, evolução e potencial.
"Faz parte da atividade documentar os trabalhos para que clientes e selecionadores possam visualizar seu desenvolvimento profissional", diz Guto Lacaz, 46, arquiteto, designer e artista gráfico.
As atividades de Guto Lacaz, bem como as áreas de criação de agências de publicidade, artes plásticas e fotografia, privilegiam a apresentação de "portfolio".
A agência de publicidade F/Nazcar Saatch & Saatch costuma receber entre 20 e 30 pessoas por dia. À procura de trabalho, todas chegam munidas de um "portfolio" debaixo do braço.
Cada um tem sua forma, estilo e padrão peculiar. Isso porque não existe uma regra para se elaborar um "portfolio". Em geral, eles costumam estar adequados ao tipo e estilo de trabalho desenvolvido pelo profissional.
Dessa forma, varia o material com que são elaborados. A maioria dos trabalhos vem acondicionada em envelopes de plástico ou PVC e dentro de pastas de couro ou de material sintético.
Outros, mais ousados, são apresentados em disquetes de computador, fitas de vídeo ou disco de CD-ROM (leia texto abaixo).
"O importante é conter apenas produções com alto nível de eficiência, mesmo que sejam poucas", diz Fabio Fernandes, 32, presidente da F/Nazcar S&S.
A artista plástica Monica Schoenacker, 27, por exemplo, reuniu sua coletânea de artes plásticas na forma de dois livros.
Ela também conserva uma caixa onde estão reunidas pranchas com seus trabalhos de artes gráficas. A vantagem desse modelo, segundo ela, é permitir a seleção das pranchas conforme o teor da entrevista.
O "portfolio" de Monica foi fundamental para incluir seu trabalho em duas exposições —o Salão Nacional de Arte Contemporânea, no Rio, e o Latin American Book Arts, em Nova York (EUA).
Com seu trabalho estampado em livros didáticos, revistas, jornais e até na Feira do Livro de Frankfurt, Fabio Colombini, 30, fotógrafo especializado em imagens da natureza, periodicamente revisa suas duas pastas de "portfolio".
"É preciso manter o 'portfolio' em dia para entrevistas e divulgação do trabalho."
(DCM)

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