São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escassez de ferro produz "desertos" oceânicos

DA REDAÇÃO

A escassez de ferro é a principal causa dos desertos oceânicos —grandes áreas onde a presença de comunidades de pequenas plantas é rara ou nula.
Conhecidos conjuntamente como fitoplancto, esses pequenos vegetais, às vezes formados por uma única célula, vivem boiando na superfície oceânica em grandes extensões (veja foto ao lado). Mas, em várias regiões, eles praticamente não existem.
Esses "desertos oceânicos" tem intrigado cientistas há décadas, pois eles ocorrem em regiões que sempre foram consideradas propícias ao desenvolvimento de vida vegetal.
Em uma reunião da Sociedade Americana de Limnologia e Oceanografia, em San Diego, EUA, foram apresentados dados que confirmam a hipótese da falta de ferro.
Os dados mostram que a faixa equatorial do oceano Pacífico e o golfo do Alasca, por exemplo, não têm ferro suficiente para que as plantas se desenvolvam —mesmo que as quantidades necessárias sejam mínimas.

Texto Anterior: Substância de fungo mortal pode levar a droga contra colesterol
Próximo Texto: 20 morrem em 3 acidentes em Minas; batida na via Dutra deixa 40 feridos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.