São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Homenagem ao tetra abre desfile no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

Com um enredo em que apregoava um Brasil com "igualdade entre negros, brancos, mulatos, pobres e capitalistas", a São Clemente abriu o desfile de ontem no Sambódromo do Rio.
A escola levou para a avenida o enredo "O que é, o que é... que não é, mas será?". A comissão-de-frente homenageava a seleção brasileira, satirizando o gol de pênalti que o italiano Roberto Baggio perdeu na Copa, o que garantiu a vitória do Brasil.
Os temas ufanistas predominam entre os sambas-enredos deste ano. Das 18 escolas que desfilam —9 ontem e 9 hoje—, 11 abordam o Brasil e temas brasileiros de maneira ufanista.
Às 19h06, quando teve início o desfile, mais da metade das arquibancadas estava ocupada, mas as cadeiras de pista e os camarotes continuavam praticamente vazios.
Segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, Paulo de Almeida, os temas nacionalistas positivos são inerentes ao Carnaval: "Carnaval não é para fazer crítica, mas para fazer a alegria do povo", disse.
Antes de o desfile oficial começar, a cervejaria Brahma colocou na avenida um bloco de 1.500 integrantes. Sobre um pequeno carro alegórico sambavam, de topless, as modelos Valéria Valenssa, Adriane, Rosane e Ecelene, as três últimas com os corpos decorados.
Com bateria, mestre sala e porta-bandeira, passistas e 15 alas, a escola teve como destaques os atores Humberto Martins e Letícia Spiller, contratados pela Brahma.
Spiller desfilaria mais tarde, de verdade, na União da Ilha, para gravar cenas para a novela "Quatro por Quatro", da TV Globo, em interpreta a personagem Babalu.
Participariam do desfile de ontem Tijuca, Beija Flor, União da Ilha, Grande Rio, Salgueiro, Tradição, Portela e Império Serrano.

LEIA MAIS
Sobre os desfiles no Rio nas págs. 4 e 5.

Próximo Texto: Gaviões, Nenê e Vai-Vai são favoritas em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.