São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nasce o Conselho Superior de Franqueadores

MARCELO CHERTO ; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO & MARCUS RIZZO
Na moita, sem fanfarra nem folia, aconteceu na semana passada, em São Paulo, a primeira reunião do Conselho Superior de Franqueadores da Franchising University, integrado pelos seguintes pesos-pesados: Beth Pimenta (Água de Cheiro), Eloi D'Ávila Oliveira (Flytour), Guilherme Afonso Ferreira (Arby's), Gerson Keila (Dunkin' Donuts), Aristides Newton (Localiza), Marise Louvinson (Correio), Luiz Zaidan (Signexpress), Nilson Bernardino (Shell), Carlos Branco (Planet Music), Carlos Baisch (Bob's) e Hamilton Marcondes (Peg & Faça).
Como se diz naquele anúncio de cigarro, todos esses feras têm alguma coisa em comum: são todos ex-alunos da Franchising University. E têm muito orgulho disso, sim senhor.
Além deles, o grupo é integrado pelos seguintes conselheiros-assessores: Antoninho Marmo Trevisan, Clemente Nóbrega, Roberta Rossetto, João Baptista da Silva Jr., Luiz Henrique Stockler, Marcelo Cherto e Marcus Rizzo. Como o próprio título indica, com a função de assessorar os franqueadores na consecução dos objetivos do Conselho.
E que objetivos são esses? Traçar os rumos do franchising ao longo dos próximos anos e elaborar um ranking dos melhores franqueadores do Brasil. A idéia é premiar os "Ten Best", os dez melhores franqueadores deste país. Na definição do ranking só votam os conselheiros-franqueadores.
Na primeira reunião do Conselho, foram discutidos os fatores que mais preocupam os franqueadores brasileiros com relação ao desenvolvimento do franchising e à expansão de suas redes até o ano 2000: acesso a capital, treinamento, relacionamento com franqueados, litígios judiciais, concorrência, relacionamento com o governo e interferência do Estado, entre outros.
A discussão correu tão bem e seus resultados foram tão positivos que três decisões foram tomadas: 1) o Conselho, que só deveria, em princípio, se reunir uma ou duas vezes por ano, passará a fazê-lo com maior frequência; 2) o Instituto Franchising editará um livro com as conclusões da discussão das maiores angústias dos franqueadores; e 3) o currículo da Franchising University sofrerá alterações, para atender de forma ainda mais eficaz aos anseios e reais necessidades dos franqueadores que nela se matriculam.
E, já que falamos em Franchising University, convém lembrar que as aulas da próxima turma (a de número 9) terão início no dia 06 de março. As da Turma 10, que ainda tem algumas vagas disponíveis, começam no dia 21 de março. Mais informações pelo fone (011) 829-7561 ou fax (011) 820-9616.

MARCELO CHERTO é diretor da Cherto & Rizzo Franchising. MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University e autores de diversos livros sobre franchising.

Texto Anterior: Ciclo sobre qualidade retorna em 6 de março
Próximo Texto: Pela competição social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.