São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitória Azevedo da Fonseca, 18 Piracicaba, SP

A pesquisa realizada pela Fuvest e divulgada pelo Folhateen no dia 13 de fevereiro mostrava o perfil do ingressante na Universidade de São Paulo. São teens e 61% cursaram o 2º grau em escolas particulares. Por que nós que estudamos a vida inteira em escolas públicas não conseguimos continuar nossos estudos em uma universidade pública? Onde está o erro? A escola particular não faz mais do que ensinar, e bem, aquela matéria que é consenso em todo Brasil como programa de 2º grau e que são pedidas nos vestibulares.
Claro que o vestibular não avalia completamente o potencial dos indivíduos, mas até hoje não se encontrou outra forma de avaliação.
A USP não pode correr o risco de ter alunos sem o mínimo de base, mesmo para adquirir novos conhecimentos. Apesar de não ser só na escola que se adquirem base e maturidade.
O problema de nós, alunos da rede pública, não entrarmos nas melhores universidades é que nossa escola não nos prepara para tal. Chegamos ao velho e conhecido problema: a escola pública. Não aprendi, em três anos de colegial, as matérias que caem no vestibular. Por isso, farei cursinho e ficarei esse ano inteiro estudando essas matérias. Algumas delas não me interessam e não usarei para mais nada, a não ser para passar no vestibular.
Obs: fiz cursinho e 3º colegial no ano passado. Prestei vestibular para arquitetura e não passei.

Recado dado, Vitória. E boa sorte para você em sua nova tentativa.

Katia Leite Lacerda, 12 São Paulo, SP
Tenho 13 anos, sou carioca e moro em São Paulo há sete anos. Amo as duas cidades igualmente. Embora goste muito dos paulistanos, não concordo com a leitora Carolina Veludo, que falou sobre o desprezo do cantor Lulu Santos em relação a São Paulo. Carolina, o que o Rio de Janeiro tem a ver com isso? Se o Rio está sendo patrulhado pelo Exército 24 horas, temos mais é que ajudar. Para que criar intrigas se somos uma só nação? O que o Brasil precisa é de união. Para quem falou tanto em orgulho e cidadania foi uma atitude de extremo egoísmo ter atacado um pedacinho de sua pátria. Devo lhe dizer que o que você disse só me fez amar mais ainda o Rio de Janeiro. Eu me orgulho da minha pátria. E você?

Parece que Lulu Santos botou mesmo fogo na velha briga entre Rio e São Paulo. Como você mesma diz, Katia, já não está na hora de acabar com essas intrigas?

Daniel Oliveira da Costa, 18 Ituiutaba, MG
O Folhateen é demais, vocês estão de parabéns, mas acho que, nas matérias sobre música, vocês estão dando mais espaço para cantores e grupos norte-americanos do que para os brasileiros. Sugiro que vocês coloquem uma coluna sobre rap brasileiro, em alta atualmente. Tem maluco que fica nessa de curtir só o que vem da América. Não tenho nada contra eles, mas vamos valorizar também os caras daqui, que cantam a nossa realidade.

Anotamos a sua sugestão e prometemos fazer mais matérias sobre os grupos nacionais, OK?

Escreva para o Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP. CEP 01290-900. Não se esqueça de colocar seu nome completo, idade, endereço e telefone.

Texto Anterior: Gringa deslumbrada se apaixona por ritmista
Próximo Texto: Boas notas garantem vaga em desfile de escolas-mirins
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.