São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolas incluem espanhol no currículo

LARISSA PURVINNI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Mercosul chegou às escolas de São Paulo. Nos colégios Pueri Domus e Pentágono as aulas de espanhol já começaram.
O Magno inicia curso optativo após o Carnaval e o Logos pode ter aulas já no segundo semestre. Bandeirantes e Galileu Galilei devem adotar o idioma em 96.
A intenção é preparar os alunos para conviver com os parceiros do Brasil no Mercosul (Mercado Comum do Sul) —Argentina, Uruguai e Paraguai. Além disso, o espanhol também vai passar a ser pedido no vestibular.o
A Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) substitui o francês pelo espanhol na prova de língua estrangeira já no exame de julho. O inglês permanece como opção.
No Pueri Domus, as primeiras aulas já surtiram efeito. Os teens perceberam que português e espanhol não são tão parecidos assim e acham o idioma até mais difícil que o inglês.
"Nunca tinha pensado em estudar espanhol. Acho que vai ser útil, mas é mais difícil de aprender do que inglês", diz Andrea Alves, 13, aluna da 7º série.
Alexandre Barros, 14, que já morou nos EUA, concorda. "É mais difícil mesmo."
Alexandre se diverte com as palavras homógrafas —escritas do mesmo jeito nas duas línguas, mas com significados diferentes.
Seu grupo de espanhol tem o nome de "los pelados", que quer dizer "os carecas".
O curso do Pueri Domus e do Pentágono é coordenado pela escola Hispania. O método usa jogos, músicas e atividades em grupo. As professoras só falam espanhol durante a aula.
O Pueri Domus iniciou o curso apenas para 7ª e 8ª séries. A idéia é, a partir de 96, estender o curso para o colegial.
O Pentágono preferiu começar com os mais velhos: apenas 1º e 2º colegiais têm aula este ano.

Texto Anterior: Precauções evitam ressaca
Próximo Texto: TESTE SEU ESPANHOL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.