São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abelhas usam resina para proteção

DA REPORTAGEM LOCAL

A própolis é uma resina que as abelhas produzem e depositam nos vãos da colméia para proteger a colônia contra bactérias, fungos, vírus e outros microorganismos.
Estudos revelaram que a substância tem efeitos antibiótico, cicratizante, anestésico, bactericida e regenerador de tecidos.
Segundo o biólogo Dejair Message, da Universidade Federal de Viçosa (MG), a própolis brasileira tornou-se tão apreciada pelos japoneses porque contém uma concentração maior de quercetina.
Ele explica que os japoneses descobriram que este componente é um dos mais importantes para o aumento das defesas imunológicas do organismo e para prevenir doenças como câncer, artrite e reumatismo.
O produto que alcança os melhores preços no Japão tem cor esverdeada, cheiro forte e sabor amargo.
O material bruto, em grãos, é obtido através da raspagem das colméias.
Para a obtenção do extrato, forma em que a própolis normalmente é encontrada no mercado, os grãos permanecem em maceração em álcool de cana ou cereais.

Texto Anterior: Própolis brasileira vale ouro no Japão
Próximo Texto: Produto rende 4 vezes mais do que o mel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.