São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldo faz revezamento na artilharia com holandês

Kluvert, 18, é o principal rival do brasileiro do PSV

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

O centroavante Ronaldo encontrou um rival inesperado ao chegar ao PSV Eindhoven: o atacante Patrick Kluivert, do Ajax.
Revelação da temporada, Kluivert tem 18 anos (é dois meses mais velho que Ronaldo) e disputa gol a gol com o brasileiro a artilharia do Holandês.
"O PSV tem Ronaldo, mas nós temos Kluivert", já dizia no início da temporada o técnico do Ajax, Louis van Gaal.
O holandês tem a seu favor a boa fase do Ajax —talvez seu melhor momento em 20 anos. "O estilo do jogo do Ajax é melhor que o nosso", avalia o brasileiro.

Folha - Há uma rivalidade entre você e Kluivert?
Ronaldo - É sempre assim: eu passo um gol na frente dele, ele passa depois, agora está assim. A imprensa faz comparações. Tem uma revista de futebol holandesa que, toda semana, quando entrevista alguma personalidade, pergunta: "Ronaldo ou Kluivert?".
Folha - É mais fácil enfrentar os zagueiros holandeses?
Ronaldo - Não, é tudo a mesma coisa. Aqui, no Brasil, em qualquer lugar é bastante difícil. Todo mundo dá pancada.
Folha - O PSV estava em má fase. Como está agora?
Ronaldo - Melhorou. Entrou o novo técnico, o Dick Advocaat, e melhorou bem. Fizemos seis partidas depois das festas de fim de ano e só perdemos uma.
Folha - Vocês perderam de goleada para o Ajax.
Ronaldo - Isso foi no primeiro turno, 4 a 1. No segundo turno, perdemos de 1 a 0, com um gol de pênalti. Metemos duas bolas na trave e jogamos bem melhor do que eles.
Folha - Você quer terminar o campeonato como artilheiro?
Ronaldo - Lógico.
Folha - Ficou chateado por não ter sido convocado para enfrentar a Eslováquia?
Ronaldo - Não. É claro que a gente sempre quer jogar na seleção, mas eu vou ter muitas oportunidades. Não sei por que não fui convocado, mas não fico triste. É preciso dar chances a outros jogadores.
Folha - É mais fácil jogar no PSV ou no Cruzeiro?
Ronaldo - Aqui tem o problema da língua. Ainda não falo perfeitamente. Mas já está melhorando o entrosamento. À medida que vou aprendendo a falar holandês, vai melhorando. Às vezes, quero pedir a bola e não entendem.

Texto Anterior: Argentino ganha 'Chuteira de Ouro' em 73/74
Próximo Texto: Mozer tem a sua naturalização negada; Samaranch visita Sérvia e Montenegro; Polícia encontra bombas na Itália; Colombianos apitam jogos do Palmeiras; Asprilla quer voltar à seleção colombiana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.