São Paulo, quarta-feira, 1 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sauna ajuda a relaxar na ressaca carnavalesca

VINICIUS TORRES FREIRE
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você cansou até a última fibra dos seus músculos e esvaziou garrafas até a gota final no Carnaval não há remédio além de alimentação leve e descanso, mas sua pele vai agradecer e seu corpo vai ficar mais relaxado depois de duas horas de sauna.
Nas casas de São Paulo que oferecem este tipo de serviço ainda é possível se recuperar através de massagens de vários tipos ou de banhos em água mineral.
As sessões de calor e banhos frios provocam desgaste físico mas geram uma sensação de bem-estar através da desintoxicação possibilitada pelas altas temperaturas.
As glândulas sudoríparas, ativadas, como todo sistema glandular, pelo calor entram em processo maior de trabalho, abrem e limpam os poros da pele, diz o clínico Carlos Santos.
Para que as sessões tenham resultado e não haja riscos é preciso tomar alguns cuidados. O banho de sauna pode diminuir a resistência do corpo.
Em primeiro lugar é preciso deixar a agenda com pelo menos duas horas livres —não se pode apenas ficar no calor durante alguns minutos, tomar um banho e retomar as atividades normais.
Deve-se ficar no calor por no máximo quinze minutos. Depois de um breve intervalo para baixar a temperatura e evitar o choque térmico (o que pode provocar tonturas) toma-se um banho frio. Uma ducha escocesa (um jato forte de água, em algumas casas aplicado por atendente especializado) seria o ideal. O banho, mesmo de chuveiro ou piscina, serve para diminuir a temperatura do corpo e, consequentemente, do desgaste físico.
É recomendado que se comece esfriando a nuca, em seguida a cabeça, braços e pernas e o resto do corpo.
Antes de voltar para a sauna, seca ou úmida, é necessário um período de descanso e repouso total, em geral de duração duas vezes maior do que o tempo em que se permaneceu no calor.
Deve se sair do banho frio para o descanso protegido por um roupão. Mesmo depois do banho frio o corpo permanece quente e o caminho até as espreguiçadeiras pode provocar um resfriado.
Durante o descanso, a recomendação é que se deite com as pernas ligeiramente mais elevadas do que a cabeça, para ativar a circulação. Tomar sucos e água é necessário para compensar a perda de líquidos na sessão de calor.
Como é desgastante, a sauna deve ser feita no máximo uma vez por semana. Antes de entrar no calor, também é preciso um banho para eliminar as impurezas superficiais da pele que obstruem os poros.
Na saída deve se aplicar um creme hidratante para a pele e para os cabelos, para evitar o ressecamento.

Texto Anterior: Choque de carro e caminhão destrói prédio
Próximo Texto: Dieta leve e muita água aceleram recuperação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.