São Paulo, quarta-feira, 1 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

Pergunta: "Tenho um microcomputador 386SX e uma impressora Epson LX-810L. Ela imprime algumas linhas e depois aparece a mensagem de erro na tela do computador. Somente depois da terceira ou quarta tentativa consigo imprimir a planilha por inteiro. Já consultei o manual da impressora e do 'Lotus' e o resultado continuou o mesmo."
(Cláudio Gaede Pinheiro - São João Del Rei - MG)
Resposta: Para bom aproveitamento dos recursos que uma planilha e uma impressora oferecem, use uma configuração compatível. Caso as configurações não estejam corretas, podem surgir problemas de erro ou má impressão.
Geralmente, ao adquirir o "Lotus", assim como qualquer outro aplicativo, o usuário recebe um disquete que contém os drivers de impressão que o software permite utilizar. Caso você não tenha esse disquete, solicite-os junto ao fornecedor que vendeu o software. Observe se você instalou corretamente os drivers e se sua impressora está direcionada para o driver correto. Para isso, basta entrar no menu de impressão do "Lotus" e escolher a impressora desejada.
Uma outra opção é observar se o cabeamento da impressora está correto. Para isso, você deve usar o comando DIR: (espaço) \>PRN na linha de comando do DOS. Caso a impressora funcione perfeitamente, você deve instalar novamente o software, pois poderá estar com problemas. Caso contrário, direcione a impressora para o drive especificado. Esses mesmos passos podem ser executados pelo "Windows". Acione o Gerenciador de Impressão, que está na caixa de ferramentas Principal, e observe se o driver da impressora Epson LX 810-L está instalado e se está ativo. Caso contrário, acione a partir do menu Impressora, usando a opção Ativar Impressora.
Caso você não consiga resolver o problema com essas informações, entre em contato com a Lotus pelo telefone (0800) 12-1380.

Débora Coelho Ribeiro é técnica da Andersen Consulting.

Cartas para a seção Canal Aberto devem ser enviadas datilografadas para Folha de S.Paulo, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01.201-001, São Paulo, SP

Texto Anterior: Infovia levanta dilema ético entre americanos
Próximo Texto: Coluna traz respostas a perguntas de leitores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.