São Paulo, quarta-feira, 1 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mayo Clinic' falha em aspectos básicos

FREDERICO LEON ARRABAL
FREE-LANCE PARA A FOLHA

'Mayo Clinic' falha em aspectos básicos
A idéia de um programa interativo relacionado à medicina e à saúde desperta curiosidade. É o caso de "Mayo Clinic: Family Health Book", programa em CD-ROM que funciona como um bom livro, mas falha em aspectos básicos.
Um programa multimídia de medicina deve, em primeiro lugar, possuir uma interface gráfica com o usuário mais limpa e atrativa.
O que acontece é apenas um índice no qual o leitor se perde em meio a milhares de tópicos. O programa poderia lançar mão de ícones que facilitam o contato do leitor com a informação.
"Mayo Clinic" tem cinco partes: Ciclos da Vida, O Mundo em Volta de Nós, Nutrição e Exercícios, Doenças e Desordens e Assistência Médica Moderna.
A primeira parte abrange o ser humano da fase fetal à velhice, com conteúdo bem completo e didático. Trata-se de um dos pontos fortes do programa, permitindo interagir com os dados sem se perder nas referências.
O Mundo em volta de Nós tem um capítulo de primeiros socorros, mas é bastante inútil.
Não há ninguém que pare para ligar um computador, quando vê outra pessoa sangrando antes de ler todo o imenso capítulo na tela. É um exercício de masoquismo.
O programa não tem função de impressão, o que superaria esses problemas. Existe um enorme capítulo sobre segurança com forno de microondas, o que é excelente, mas não suficiente, pois é quase tudo que "Mayo Clinic" tem sobre segurança e quem está preocupado com segurança não quer saber apenas de fornos.
A parte que trata de nutrição e exercícios tem seus altos e baixos. O exemplo de boa alimentação, em forma de tabela, é pequeno demais, embora, nesse capítulo, a descrição dos componentes do alimento seja muito completa e simples de se entender. Explica bem as diferenças entre as proteínas, gorduras e carboidratos, dados importantes para que se preocupa com a alimentação, por exemplo.
O capítulo sobre exercícios é um ponto forte do programa. Mostra como a atividade esportiva pode combater várias doenças e permite criar sua própria rotina de exercícios físicos.
Os capítulos sobre estresse e tabaco são claros quando apresentam as causas e problemas de cada um dos itens, mas são ingênuos ao propor soluções simples para combatê-los. Coisas como "pense positivo e a necessidade de fumar vai passar". Se funcionasse, os Souza Cruz pediriam esmolas.
Doenças e Desordens é a melhor parte do programa. O capítulo explica uma infinidade de doenças humanas.
É nessa parte que "Mayo Clinic" (R$ 36) consegue ser mais útil para leigos, estudantes e profissionais de saúde. O guia fotográfico de doenças de pele surpreende pela fácil compreensão que as fotos dão dos sintomas e pela variedade de doenças apresentadas (de acne a melanoma).

Texto Anterior: Obra em CD permite mais que consulta
Próximo Texto: "People" em CD mostra vidas de ricos e famosos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.