São Paulo, quinta-feira, 2 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gaviões da Fiel ganha seu primeiro título

AUGUSTO GAZIR
DA REPORTAGEM LOCAL

A Gaviões da Fiel é a campeã do Carnaval paulista de 95. Foi seu primeiro título desde que subiu para o grupo especial, em 1990.
Na apuração realizada ontem pela manhã no auditório Elis Regina, no Anhembi, a Gaviões somou 293 pontos, cinco a mais que a segunda colocada, a Rosas de Ouro, que tentava o bicampeonato.
As duas escolas fazem o desfile das campeãs no próximo sábado, junto com Camisa Verde e Branco (3º lugar), Vai-Vai (4º) e X-9 Paulistana (5º). Leandro de Itaquera e Imperador de Ipiranga foram rebaixadas para o grupo 1. Subiram para o grupo especial as escolas Tom Maior e Pérola Negra.
"Em cinco anos de desfiles, mostramos o que é fazer um Carnaval organizado e disciplinado. Representamos a nação corinthiana no samba", disse o presidente da Gaviões, José Claudio de Almeida, o "Dentinho", 35.
A escola desfilou com o enredo "Coisa boa é para sempre", sobre as brincadeiras infantis.
O único tumulto durante a apuração aconteceu logo depois da leitura de todas as notas, antes do anúncio do resultado oficial.
Diretores da Leandro de Itaquera tentaram invadir o palco do auditório, inconformados com o rebaixamento da escola.
"O presidente da X-9, tesoureiro da Liga, me disse ontem que uma escola grande ia descer e que ele já tinha lugar garantido no desfile das campeãs", afirmou Édson do Prado, 37, diretor da Leandro.
A X-9 subiu no ano passado para o grupo especial. O presidente da escola, Lauro Marques, 42, negou as denúncias.
"Fizemos um Carnaval técnico, com uma boa média em todos os quesitos. Esse choro é porque tiramos o lugar de uma escola grande", disse Marques.
Segundo os diretores da Leandro, as escolas de samba tradicionais do Carnaval paulista vão se unir para impedir o rebaixamento da Leandro. Representantes da Camisa Verde e Branco confirmaram a intenção, mas o vice-presidente da Vai-Vai, José Mário da Silva, 50, disse que "o regulamento tem que ser cumprido."

Festa
A festa na quadra da Gaviões, no Bom Retiro, durou todo dia de ontem. Cerca de 6.000 pessoas (segundo a PM) foram comemorar o título da torcida organizada corinthiana ontem à tarde.
Dentinho esperava à noite um público de 10 mil corinthianos. Segundo ele, iriam ser distribuídas 50 mil latas de cerveja durante a festa. Pela manhã, os corinthianos lotaram o Anhembi, onde acompanharam a leitura das notas por um telão montado em frente ao auditório Elis Regina.

Texto Anterior: Número de exames de Aids e de gravidez aumenta 30% em Rio Preto
Próximo Texto: Acidentes matam 47 nas estradas durante o feriado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.