São Paulo, quinta-feira, 2 de março de 1995
Próximo Texto | Índice

Brasileiros festejam Indy 'em casa'

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cinco dos seis pilotos brasileiros que disputam o GP de abertura da temporada 95 da Indy vão correr em casa.
A Flórida, Estado norte-americano onde fica Miami, sede da corrida de domingo, abriga Emerson Fittipaldi, Raul Boesel, Mauricio Gugelmin, Christian Fittipaldi e André Ribeiro.
"É ótimo poder dormir em casa, na minha própria cama", disse Emerson Fittipaldi.
O piloto, que mora em Key Biscayne, ao sul de Miami, pretende ir de barco para o circuito.
"Vou ancorá-lo próximo ao iate do Roger (Penske, dono da escuderia pela qual Emerson corre), logo atrás do paddock", afirmou Fittipaldi. "Há uma ponte que liga a baía ao paddock. Levo três minutos a pé do meu barco até lá."
"Se ele vai de barco, então vamos ver quem chega antes", disse Raul Boesel, que mora perto de Emerson em Key Biscayne e, "se não chover", também vai com seu barco para o circuito.
"Levo uns 15 minutos de casa até a pista, seja de carro ou de barco", comentou Boesel.
"Me sinto bem correndo aqui. É claro que haverá uma certa pressão. Estou numa equipe nova e mais competitiva, além de não sabermos quem vai se sobressair nos outros times", completou.
Emerson e Boesel são os únicos brasileiros que já correram no circuito de rua de Miami. Mas, da última vez que correram lá, em 88, o sentido da prova era o anti-horário, ao contrário deste ano.
"Será uma pista completamente nova para todos. Você muda a frenagem, a tomada das curvas, a aproximação em relação aos adversários", disse Fittipaldi.
Já para Mauricio Gugelmin, a sensação de correr em Miami "é a mesma coisa do que correr o GP Brasil de Fórmula 1".
Gugelmin, que vive em Fort Lauderdale, leva 40 minutos de casa até a pista de Miami, "se eu seguir a lei que limita a velocidade em cerca de 100 km/h".
"Posso voltar para casa depois dos treinos, o que dá mais tranquilidade", disse.
"Você tem suas roupas, tudo arrumadinho, é muito gostoso", disse André Ribeiro, estreante na pista de Miami e na própria Indy.
Ribeiro mora com o irmão, na cidade de Miami. "O que tem de brasileiro aqui é impressionante", contou.
Também estreante na Indy, Christian Fittipaldi é outro que divide a casa com um parente. O brasileiro está se mudando para Boca Raton, onde vai morar com uma irmã que faz faculdade de administração de empresas.

Próximo Texto: Treinos oficiais começam amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.