São Paulo, quinta-feira, 2 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo cria instituto para captar recursos e promover o esporte

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O esporte conta a partir de hoje com um instituto independente do MEC (Ministério da Educação) para se promover e captar recursos dentro e fora do país.
O Indesp (Instituto Nacional do Desenvolvimento do Desporto), reivindicado pelo ministro extraordinário dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, foi criado ontem através da MP (medida provisória) 931 assinada pela presidente interino Marco Maciel.
O Indesp será uma autarquia federal que passa a receber toda a arrecadação destinada ao esporte, inclusive as subvenções obtidas junto a organismos internacionais.
A arrecadação anual com as loterias, entre US$ 20 e US$ 25 milhões, ficará com o Indesp. Até ontem, o dinheiro ia para o bolo do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Pela MP que criou o Indesp (reedição da MP 886 que criou a nova estrutura adaministrativa do governo FHC), as atribuições do Fundesp (Fundo Nacional de Desenvolvimento Esportivo) e da Secretaria do Desporto passam para o instituto.
O Indesp terá um Conselho Deliberativo composto por até dez membros e uma diretoria com cinco pessoas, todos nomeados pelo presidente da República.
O Conselho Superior do Desporto também terá suas funções absorvidas pelo Indesp.
A MP segue hoje para o Congresso, mas já é lei desde ontem, quando foi assinada por Maciel.

Texto Anterior: Vila do Pan está com portas abertas
Próximo Texto: Isabel e Roseli estréiam contra mexicanas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.