São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Índice

Brasileiros dominam o primeiro treino oficial

MAURO TAGLIAFERRI
DO ENVIADO A MIAMI

Os brasileiros dominaram o primeiro treino classificatório para o GP de Miami (EUA), prova inaugural da temporada 95 da Indy.
O estreante Gil de Ferran, da equipe Hall Racing, foi o mais rápido, com o tempo de 1min03s773. O brasileiro superou em 15 centésimos o norte-americano Michael Andretti, da Newman/Haas, segundo colocado.
No treino livre (não classificatório) da manhã, Ferran rodou na penúltima curva do circuito e quebrou o aerofólio dianteiro do carro.
"Cometi um erro, mas não perdi a confiança", afirmou o piloto.
Maurício Gugelmin, da Pacwest, ficou com o terceiro tempo. "Testamos bastante e sabia que estaríamos competitivos. O que me surpreendeu foi o fato de quatro brasileiros estarem entre os três primeiros, e dois deles estreantes", afirmou Gugelmin.
O outro iniciante a quem Gugelmin se referiu é Christian Fittipaldi, da Walker. Além do quarto lugar, o piloto mostrou poder de recuperação.
No treino livre, Christian teve problemas de câmbio no seu carro titular. Trocou pelo reserva, cujo turbo estava com capacidade inferior à dos concorrentes.
Logo no começo do treino classificatório, o piloto errou a freada na penúltima curva e se chocou contra os pneus de proteção, danificando a suspensão dianteira.
"Perdemos muito tempo para consertar a suspensão", disse. Com tantos problemas, não houve como trabalhar no acerto do carro.
'À única mudança que fiz no carro desde que ele desceu do caminhão hoje (ontem) foi alterar em um grau a asa dianteira", contou. "Por tudo isso, me sinto muito feliz pelo resultado", completou.
Mais um estreante na categoria, André Ribeiro, da Tasman, ficou com o sétimo tempo. Ribeiro foi o segundo mais rápido da manhã, atrás de Michael Andretti, com 1min05s350. À tarde, melhorou seu tempo para 1min04s705, mas não foi suficiente para sustentar a segunda colocação.
Foi o bastante, porém, para chegar na frente do veterano Emerson Fittipaldi, o oitavo da tarde.
Emerson elogiou a evolução do motor Mercedes de seu Pesnke. "A primeira vez que dirigi o carro com o novo motor, ele estava igual ao do ano passado. Agora, ele ganhou potência", disse.
Raul Boesel, da Rahal/Hogan, foi o décimo colocado, mesmo batendo logo no começo do treino. "Como usei o carro reserva, acho que fui bem, mas amanhã (hoje) quero melhorar", afirmou .
(MT)

Texto Anterior: Pole surpreende estreante Ferran
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.