São Paulo, segunda-feira, 6 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espelho esférico pode viabilizar construção de "túnel do tempo"

DA "NEW SCIENTIST"

Um simples espelho pode tornar viável um dos projetos mais populares de máquina do tempo, afirma o físico chinês Li-Xin Li na revista "Physical Review D".
A máquina em questão é uma espécie de túnel do tempo, concebido nos anos 80 pela equipe de Kip Thorne, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA).
Ele consiste num par de buracos negros (regiões do espaço com altíssima concentração de matéria) ligados um ao outro. As aberturas desse "túnel" estariam, segundo a teoria, em instantes diferentes.
A humanidade está longe de dominar a tecnologia necessária para construir tal túnel. Mas alguns físicos também argumentaram teoricamente contra a idéia.
Um deles foi o britânico Stephen Hawking, da Universidade de Cambridge. Para ele, o acúmulo de energia causado pela radiação em torno das aberturas tornaria o sistema inviável.
Segundo Hawking, a radiação que entrasse no túnel não passaria incólume para o outro lado, mas seria "copiada" no tempo usando a massa do próprio buraco negro.
Aos poucos, toda a massa do túnel seria consumida para reproduzir a radiação que passasse perto das entradas do túnel e fosse atraída pela massa dos buracos negros.
Mas Li, do Centro Chinês para Ciência Avançada e Tecnologia, em Pequim, calculou que é possível evitar esse desperdício usando apenas um espelho.
A máquina do tempo de Li teria dois buracos negros conectados com cerca de 10 quilômetros de diâmetro. Uma esfera espelhada, do mesmo tamanho dos buracos, seria colocada no meio dos dois.
Segundo cálculos do chinês, os buracos negros se aproximariam da esfera, sem jamais tocá-la.
Qualquer radiação que passasse perto das aberturas do túnel seria refletida na esfera e desviada para fora do túnel do tempo.

Texto Anterior: Cientista acha fóssil de bactéria em ouro
Próximo Texto: Pesquisa genética tenta combater desnutrição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.