São Paulo, segunda-feira, 6 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esporte pode ajudar portadores do HIV; O NÚMERO; A FRASE; Sintomas físicos podem mascarar a depressão; É grande a incidência de infarto em jovens; Congresso vai debater causa da dor de cabeça

JULIO ABRAMCZYK

Esporte pode ajudar portadores do HIV
Os problemas relacionados com as atividades esportivas de portadores do HIV é o tema da palestra que o professor Vicente Amato Neto (foto) dará no Centro de Convenções da Associação Paulista de Medicina, às 20h30 do próximo dia 24, na instalação da jornada "Questões emergenciais no contexto da infecção por HIV/Aids".

O NÚMERO
1
em cada 20 pessoas da população americana desenvolve depressão.

A FRASE
"Depressão é um dos transtornos mentais mais frequentes e constitui hoje um problema de saúde pública."
(Do médico Luiz Paulo de C. Bechelli, coordenador do Programa de Educação Sanitária da Sociedade Brasileira de Psiquiatria Clínica)

Sintomas físicos podem mascarar a depressão
A depressão é uma doença que pode se parecer com várias outras, podendo impedir seus portadores de procurar ajuda médica por não reconhecerem os seus sintomas. Essa e outras orientações estão em publicação lançada pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria Clínica (Av. Presidente Vargas, 433, Cep 14020-260, Ribeirão Preto, SP) para distribuição aos interessados. O texto destaca que a depressão é mais do que se sentir triste, podendo surgir com sintomas físicos como dor de cabeça, problemas digestivos ou dificuldades sexuais.

É grande a incidência de infarto em jovens
As mortes por infarto, no Brasil, não estão restritas apenas aos mais idosos, segundo pesquisa de Dora Chor e colaboradores da Escola Nacional de Saúde Pública, publicada na revista "Arquivos Brasileiros de Cardiologia", edição de janeiro. Em nove das principais capitais brasileiras, 50% das mortes por infarto ocorreram em pessoas com menos de 65 anos. Os autores compararam esses dados com taxas de mortalidade de outros países e observaram que o risco de morrer por infarto agudo do miocárdio nos brasileiros entre 35 e 44 anos é três vezes maior que nos norte-americanos

Congresso vai debater causa da dor de cabeça
O médico Edgard Raffaelli Júnior presidirá o 9º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Cefaléia, em 31 de março e 1º de abril, na sede da Associação Paulista de Medicina. Serão abordados os mais recentes avanços no diagnóstico e tratamento dos vários tipos de dor de cabeça.

Texto Anterior: Psicopedagoga diz que apoio foi 'fundamental'
Próximo Texto: Morador da zona leste pede asfalto na rua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.