São Paulo, segunda-feira, 6 de março de 1995
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Agências reforçam área de criação

Competitividade aumenta com novas contratações

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

As agências de publicidade estão agitadas.
Na tentativa de melhorar a área de criação —ponto-chave nesse setor—, presidentes e diretores mexem em seus times e até mesmo os reforçam contratando mais profissionais.
A Salles/DMB&B —que na semana retrasada anunciou a contratação de Bá Assumpção como vice-presidente nacional de criação e de Helga Miethke como diretora nacional de criação— divulgou mais três nomes novos.
São eles os diretores de arte Carlos Roca (ex-DM9) e Celso Alfieri (ex-MPMLintas) e o redator Rubens Guarnieri (ex-J. W. Thompson), que começam a trabalhar hoje.
Paulo Salles, presidente, guarda mais dois nomes no bolso do colete —um deles será diretor nacional de criação e vai trabalhar ao lado de Helga.
Essas mudanças, explica Paulo Salles, são consequência de um processo de reestruturação do departamento de criação da agência.
A idéia de Salles é descentralizar o setor, antes praticamente concentrado nas mãos do publicitário Carlos Chiesa, agora substituído por Assumpção.
Com as contratações, dividirão responsabilidades um vice-presidente e dois diretores nacionais para a área de criação.
Além disso, haverá um diretor regional para o Rio de Janeiro e um para a área de promoção e merchandising.
A Salles faturou em 94 R$ 155 milhões, segundo a revista especializada "Meio e Mensagem". Espera crescer 15% este ano.
Chiesa, que foi para a Leo Burnett como vice-presidente de criação, tem como tarefa reestruturar o departamento de criação.
Além disso, vai trabalhar com o presidente, Justus O'Brien, no desenvolvimento de novas operações da agência.
Explica-se. O'Brien quer uma agência mais competitiva. Para isso, vai criar "brand teams", grupos que, além de serem responsáveis pelas contas dos clientes, têm autonomia para agilizar a tomada de decisões.
A Leo Burnett brasileira faturou US$ 90 milhões em 94. Segundo O'Brien ela deve faturar entre 30% e 40% mais este ano.

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