São Paulo, terça-feira, 7 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidades protestam nos EUA

DE WASHINGTON E DE PARIS

Duas entidades de defesa dos direitos humanos divulgaram ontem em Washington notas de protesto pela morte de um suspeito após um assalto no Rio.
A Human Rights Watch e a Anistia Internacional condenaram a ação do cabo PM Flávio Carneiro e exigiram que ele seja punido.
As cenas do crime feitas pela Rede Globo foram mostradas diversas vezes pela rede CNN e pela afiliada de Washington da rede NBC na noite de domingo.
O embaixador do Brasil em Washington, Paulo Tarso Flecha de Lima, disse que se trata de um caso de violência policial, "um crime cruel", mas "comum" e que o policial foi preso em flagrante e vai ser processado.
Ele comparou o incidente com o de Rodney King, motorista negro que há quatro anos foi espancado por quatro policiais brancos em Los Angeles. Dois dos policiais foram condenados e estão presos.
Em Paris, o caso teve grande destaque. As imagens do crime abriram o telejornal de maior audiência da TV francesa, da rede TF1, às 20h de domingo. Ontem, foram exibidas pelo Canal Plus.
O "Libération" publicou foto do cadáver sob o título "Justiça sumária no Brasil". No mesmo dia, o diário francês publicava um balanço negativo da Operação Rio.

Texto Anterior: Governador condena atitude
Próximo Texto: Testemunha confirma versão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.