São Paulo, terça-feira, 7 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cavallo ameaça aumentar imposto

SONIA MOSSRI
DE BUENOS AIRES

O ministro da Economia, Domingo Cavallo, ameaça aumentar a alíquota do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) se o Congresso não aprovar o pacote fiscal. A elevação do IVA é uma medida defendida pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).
O secretário da Fazenda, Ricardo Gutiérrez, disse ontem que o governo aumentará em 2% as alíquotas atuais do IVA se a oposição se recusar a apoiar o ajuste fiscal, enviado ao Congresso.
O IVA é um tributo que incide sobre toda operação comercial, serviços, aluguéis, transações de compra e venda de qualquer produto e aplicações financeiras.
Gutiérrez lembrou que o aumento do IVA pode ser feito pelo presidente Carlos Menem sem necessidade de consultar o Congresso Nacional.
A elevação do IVA é uma das principais medidas sugeridas a Cavallo pela missão do FMI, que esteve em Buenos Aires durante mais de 15 dias.
O aumento do IVA passaria a ser a principal alternativa do governo para cobrir déficit no Orçamento de US$ 3 bilhões.
O presidente Carlos Menem está preocupado com o estrago que as dificuldades econômicas podem provocar na sua candidatura a um segundo mandato nas eleições de 14 de maio.
Menem disse ontem que a crise não ultrapassará o mês de março. Ele também anunciou que Cavallo irá ao Congresso para debateras principais medidas do ajuste fiscal.

Texto Anterior: Empresa argentina chama credores para renegociar
Próximo Texto: STF manda devolver compulsório da gasolina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.