São Paulo, terça-feira, 7 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Água Com Açúcar" enfrenta a culpa

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

O dramaturgo Naum Alves de Souza está iniciando uma nova fase em sua carreira, com uma peça sobre a culpa. "Água Com Açúcar", em cartaz no Teatro da Cultura Inglesa, é o monólogo de uma mulher que se penitencia depois da morte do filho. O papel é interpretado por Isa Kopelman.
"Esta nova fase é uma volta a mim mesmo, estou limpando meu texto e minha montagem." Para valorizar a palavra, Naum fez questão de um cenário simples, trilha sonora suave e falas claras.
Para ele, a culpa é uma preocupação cultural típica da sociedade ocidental. "Ela é uma mediadora, um instrumento da religião católica para sustentar instituições e a moral, num nível mais individual ela aprisiona o indivíduo."
As tragédias urbanas foram inspiração para ele. A banalização da violência e da perda de valores levou-o a buscar os sentimentos que as pessoas tinham diante da tragédia para encontrar neles uma identidade. "Assim o público se relaciona com o texto, sentindo-o dentro de um universo comum."
Nos seus 25 anos de carreira, Naum escreveu vários textos de teatro. Entre eles: "No Natal a Gente Vem te Buscar", "A Aurora da Minha Vida", "Suburbano Coração" e outros. Dirigiu também Chico Buarque em seu show "Francisco".
Depois de mexer com texto e palavras, o diretor sentiu-se tocado pela vontade de uni-los. "Minha ambição é fazer de um texto uma ópera." O casamento perfeito entre o som e a palavra, segundo ele, tem que se desprender do aspecto visual e falar por si mesmo. "Por isso quero fazer uma ópera diferente, em que cenário, figurino e toda a pompa visual é abolida."
"Água Com Açúcar" é um candidato a se transformar neste projeto. Depois desta temporada, ele pretende investir na trilha sonora e aprimorar o texto.
A atriz Isa Kopelman estava distante dos palcos há quase dez anos. Estudou com Robert Foreman nos EUA e participou do grupo de teatro experimental Woolster Group Company. Em "Água Com Açúcar" ela interpreta uma mulher enlutada que se questiona sobre a violência, culpa e castigo. "Sua personagem tem a função de liberar o indivíduo, porque todo questionamento é o caminho para a liberdade", diz Naum.

Peça: Água Com Açúcar
De: Naum Alves de Souza
Com: Isa Kopelman
Onde: Teatro Cultura Inglesa (r. Deputado Lacerda Franco, 333, tel. 814-0100, Pinheiros, região oeste)
Quando: segunda e terça às 20h30
Quanto: R$ 12,00 e R$ 6,00 (estudantes)

Texto Anterior: cinco; net notas
Próximo Texto: Nem sempre é preciso ter calma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.