São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 1995
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Publicidade do novo atlas contou com pesquisa histórica

DA REPORTAGEM LOCAL

A peça publicitária do atlas Folha/"The Times", que está sendo veiculada pela televisão, também contou com pesquisa histórica para caracterizar os 29 personagens que aparecem.
A edição do atlas histórico —que começa a chegar aos leitores da Folha a partir de domingo— teve a colaboração de 50 acadêmicos, que trabalharam durante dois anos na obra.
A publicidade na televisão, representada pelos atores Ary França e Cássio Scapin, tem —como o atlas— personagens que vão desde o homem pré-histórico até figuras políticas atuais —como Fidel Castro.
"O produto era um atlas, que tem compromisso com o real, com a história. Nós não podíamos fugir disso", afirma Tadeu Jungle, 37, diretor do vídeo, da agência Max 35.
"Fizemos uma pesquisa histórica bem séria para caracterizar os personagens", diz. "A armadura do samurai, por exemplo, é real e tem mais de 1.000 anos."
Os cabelos, as roupas e tecidos são baseados nessa pesquisa. Os personagens mais atuais, como Hitler e Fidel, foram caracterizados a partir de filmes reais.
Alguns personagens, no entanto, foram caracterizados para que as pessoas o reconhecessem. É o caso de Cleópatra, que na publicidade foi inspirada no filme encenado por Elizabeth Taylor em 1963.
"Nessa hora houve uma crise", afirma Jungle. "Dizem que a Cleópatra era feia, de nariz adunco. Mas aí decidimos trabalhar com a figura que está no imaginário das pessoas."

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