São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lua atua sobre temperaturas da Terra

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas da Universidade do Arizona (EUA) comprovaram a suspeita de vários séculos de que as fases da Lua afetam as temperaturas na Terra. A conclusão foi publicada hoje na revista Science.
Pesquisas anteriores ligaram o satélite terrestre a diversos fenômenos atmosféricos, como tempestades e furacões, mas ainda não havia sido provada sua ligação com as variações de temperatura.
A confirmação foi obtida através de dados fornecidos por vários satélites que medem a temperatura da Terra diariamente desde 1979.
É lógico que, durante a Lua cheia, mais raios do Sol sejam refletidos para a Terra, explicou Robert Balling, membro da equipe que realizou as observações. Seria de esperar que a Terra estivesse mais quente, concluiu.
Os cientistas relacionaram as fases lunares às temperaturas do planeta. A diferença é pequena —apenas alguns centésimos de graus a mais durante a Lua cheia.
Mesmo assim, ela é conclusiva pela sua consistência, repetindo-se a cada 29,53 dias.
Durante a Lua nova —quando menos luz solar e radiações infravermelhas são refletidas para a Terra—, os dados mostram que a Terra fica mais fria.
Além disso, os cientistas afirmam que a precisão dos dados obtidos pelos satélites pode servir de argumento contra a teoria do efeito estufa.
Segundo ela, a temperatura na Terra estaria aumentando devido a concentrações de gases na atmosfera.
É intrigante que registros tão precisos não tenham encontrado sinal do aquecimento, declarou Balling.
A equipe do pesquisador aventa a possibilidade de que tal efeito nunca tenha existido, engrossando a corrente dos que acreditam que o aquecimento terrestre seja parte de um ciclo natural de longa duração.

Texto Anterior: 'Estou esquecendo esse Fleury aí', diz Quércia
Próximo Texto: Clóvis Carvalho vira alvo principal de ataques
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.