São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orquidários expõem espécies raras

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem gosta de flores e quiser conhecer diferentes e raras espécies de orquídeas não precisa viajar até a serra do Mar ou à Amazônia. São Paulo tem opções para quem quiser conhecer mais sobre plantas e até começar a cultivá-las.
O orquidário Morumbi é aberto à visitação pública. O Jardim Botânico prepara para abril uma exposição de sua coleção de orquídeas.
O orquidário Morumbi tem 1.000 m2 e abre todos os dias da semana das 9h até as 18h para os visitantes. Lá existem 4.000 flores de 200 variedades diferentes. O passeio é gratuito.
O orquidário, uma cooperativa de vários produtores de São Paulo, recebe cerca de 1.500 pessoas por mês, vende mudas e orienta quem quer cultivá-las.
O orquidário Morumbi também expõe permanentemente 30 espécies de orquídeas raras e exóticas do mundo inteiro.
"O cultivo das orquídeas é um dos mais fáceis que existe. A maioria das pessoas que vem aqui são colecionadores iniciantes", diz Peter Meyer Pflug, um dos diretores do orquidário.
Ele aconselha os iniciantes a começarem o cultivo com orquídeas simples, que custam entre R$ 10,00 e R$ 15,00 cada muda. "Tem que comprar aos poucos, de mês a mês, porque as orquídeas florescem uma vez por ano."
Pflug manda catálogos das flores e orientação por escrito a pessoas de outros Estados do país, que se interessarem pelo cultivo das orquídeas.
No Jardim Botânico, na Água Funda (zona sul) existe um orquidário para pesquisas sobre as flores. O setor não é aberto ao público em geral. Cultivadores já com experiência podem visitá-lo, mas é preciso marcar dia e hora.
O orquidário do Jardim Botânico tem 700 espécies diferentes de orquídeas. O agrônomo Fábio de Barros calcula que existam no Brasil 3.000 espécies da planta.
O Jardim Botânico faz duas vezes por ano exposições de sua coleção de orquídeas.

ORQUIDÁRIO MORUMBI - av. Giovanni Gronchi, 6.829, Morumbi, tel. 846-6433.
JARDIM BOTÂNICO - av. Miguel Stéfano, 3.031/3.687, Água Funda, tel. 577-3055.

Texto Anterior: 'Método está ultrapassado', diz dermatologista
Próximo Texto: Jardim Botânico promove exposição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.