São Paulo, sábado, 11 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shows trazem tradição e novidades do Japão

DA REPORTAGEM LOCAL

Os japoneses Ryo Watanabe, instrumentista que estudou com o percussionista Naná Vasconcelos, a cantora popular Epo e o grupo Choro Club, que mistura música japonesa com chorinho brasileiro, fazem shows segunda e terça no Sesc Pompéia, em São Paulo.
Com repertório que inclui músicas brasileiras, como "Na Baixa do Sapateiro", de Ary Barroso, "Maracatu Urbano" e "O Vôo da Mosca", o show faz parte das comemorações do centenário das relações de amizade entre Brasil e Japão.
O primeiro evento do programa acontece amanhã, com o concerto "Sons do Japão/Mestres da Tradição", do grupo Music from Japan, no auditório do hotel Maksoud Plaza.
Os eventos prosseguirão até 5 de novembro, data do centenário da assinatura do Tratado Nipo-Brasileiro de Amizade, Comércio e Navegação, que estabeleceu relações diplomáticas entre os dois países em 1895.
A agenda de homenagens é iniciativa da Fundação Japão, a assessoria cultural do consulado japonês no Brasil.
O Brasil é a parada final da turnê de Epo, Ryo e Choro Club, que já passou por vários países da América Latina, como Cuba e Venezuela. Os shows, em Belém, São Paulo e Rio de Janeiro, têm participação especial do músico brasileiro José Pinheiro.
A cantora e compositora Epo, radicada hoje em Londres, começou carreira no Japão em 1980, produzindo músicas comerciais de grande sucesso. A partir de 1984, aproximou-se da música eletrônica e hoje procura afastar-se do som comercial.
Ryo Watanabe é percussionista interessado especialmente em MPB. Foi aluno do brasileiro Naná Vasconcelos em 1987, e estudou percussão também na África.
O Choro Club é um trio formado em 1989, com violão, bandolim e contrabaixo. Mistura música tipicamente japonesa com choro brasileiro.
O concerto "Sons do Japão" é organizado pelo grupo Music from Japan, fundado em 1975 com o objetivo de realizar intercâmbio musical entre os Estados Unidos e o Japão.
O grupo, composto por seis músicos, utiliza instrumentos japoneses (shamisen, shakuhachi, biwa, koto e shinobue) para apresentar didaticamente composições clássicas e obras contemporâneas do Japão. Uma palestra explicativa acompanha o show.
A turnê brasileira do Music from Japan inclui ainda Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro.

Concerto: Sons do Japão/Mestres da Tradição
Quando: amanhã, às 17h
Onde: Auditório do Maksoud Plaza (al. Campinas, 150)
Entrada: franca; retirar senhas com antecedência no local, na Fundação Japão (av. Paulista, 37), na Aliança Cultural Brasil Japão (r. Vergueiro, 727) ou na USP (r. da Reitoria, 109, bloco K, sala 201)

Show: Epo & Ryo & Choro Club
Quando: segunda e terça, às 21h
Onde: Teatro do Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 011/864-8544)
Entrada: franca (retirar senhas com antecedência na Fundação Japão ou no Sesc Pompéia)

Texto Anterior: MAC mostra Goeldi às crianças na exposição 'O Pescador de Luz'
Próximo Texto: Pré-estréias animam noites da cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.