São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redford ataca poder da mídia

INÁCIO ARAUJO

"Quiz Show" se apóia no escândalo de um programa de perguntas e respostas que fazia enorme sucesso na TV americana, nos anos 50. O programa foi investigado por Dick Goodwin (Rob Morrow, no filme), advogado do Congresso.
O episódio, em si, é uma fraude entre tantas outras. Suas consequências, não. E é delas que "Quiz Show" tira seu interesse. Primeiro, a televisão é um acontecimento novo em matéria de crença. Ela tem o poder de "verdade" da imagem, trabalha esse poder em escala de massa, dinamita os limites entre ficcional e documental, devasta os egos dos interessados —casos de Charles Van Doren (Ralph Fiennes) e seu rival (John Turturro).
Redford investe contra o mundo da mídia. Faz um filme agradável, se bem que se poderia esperar mais de sua visão dessa atual "crise da verdade" (na qual o cinema está mais implicado do que pode parecer à visão de "Quiz Show").
I.A.

Quiz Show - A Verdade dos Bastidores (Quiz Show. EUA, 1994). Direção: Robert Redford. Com John Turturro, Rob Morrow, Ralph Fiennes. Estréia prevista para sexta, 10. Salas e horários a confirmar.

Texto Anterior: LANÇAMENTOS
Próximo Texto: ESTRÉIAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.