São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londrina quer evitar 'portunhol'

OSMANI COSTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Os cerca de 300 alunos da Escola Fundamental de Londrina (a 379 km de Curitiba) estudam espanhol desde fevereiro como disciplina obrigatória.
Pertencente à rede privada de ensino do primeiro grau, a Fundamental é a primeira escola de Londrina e do interior do Paraná a incluir a língua espanhola em sua grade curricular.
Segundo a diretor Maria Lúcia Andrade, a adoção curricular do espanhol é consequência direta da implantação do Mercosul.
A escola já vinha oferecendo a disciplina, de forma extra-curricular, nos últimos três anos.
Segundo a diretor, a aceitação de alunos e pais foi tão grande que a escola pleiteou, junto à Secretaria de Educação, a inclusão do espanhol em seu currículo.
O professor Luís Correa, responsável pelo ensino do espanhol, diz que o brasileiro está tomando consciência de que aquele "portunhol" já não serve mais.
O espanhol foi incluído como opção de língua estrangeira no vestibular da Universidade Estadual de Londrina neste ano, também devido ao Mercosul. Dos 19.899 candidatos, 3.993 optaram pelo espanhol. A grande procura pelo espanhol surpreendeu os próprios organizadores do vestibular.

Texto Anterior: Cresce procura pelo espanhol
Próximo Texto: Professora realiza excursões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.