São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colégios de SP tornam o espanhol obrigatório

Meta é preparar aluno para integração sul-americana

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em São Paulo, as primeiras escolas brasileiras a adotarem o espanhol como disciplina obrigatória foram o Colégio Pueri Domus e o Pentágono (ambos particulares).
Desde fevereiro, 1.200 alunos das 7ª e 8ª séries do Pueri Domus têm duas aulas semanais de espanhol. No Pentágono, as aulas são para alunos do 2º grau.
No Colégio Miguel de Cervantes, ligado ao governo da Espanha, os alunos aprendem português e espanhol simultaneamente. Quando concluem o 2º grau podem optar por fazer vestibular para as universidades brasileiras ou espanholas.
A inclusão da língua espanhola como disciplina obrigatória no Pueri Domus visa preparar os alunos para a integração do Brasil ao Mercosul.
"Estamos instrumentalizando os adolescentes para uma nova realidade", diz Fany de Almeida, diretora do Pueri. "Muitos deles já estão vivendo a integração sul-americana através do trabalho de seus pais. E num futuro próximo, todos terão que dominar o espanhol."
A idéia da escola é incluir a disciplina como matéria obrigatória no currículo da 5ª série do 1º grau ao 3º ano do 2º grau.
Além do ensino do espanhol, o Pueri Domus resolveu introduzir nas aulas de história e geografia debates e palestras sobre o Mercosul.
"Os alunos ouvem falar muito sobre o assunto, mas não sabem exatamente do que se trata. Estamos tentando acabar com as dúvidas."
Segundo a diretora, as aulas de espanhol foram muito bem aceitas pelos alunos.
"O material didático é lúdico e com muitos trabalhos em grupo para que os alunos fiquem a vontade, sem vergonha de falar", diz fany.
Outra vantagem de ensinar espanhol nas escolas, segundo fany, é que os alunos poderão se sair melhor no vestibular.
"Para nossas crianças é mais fácil dominar o espanhol do que inglês ou francês. Como as universidades estão colocando o espanhol como opção nas provas, os alunos terão vantagem."

Texto Anterior: Professora realiza excursões
Próximo Texto: PM evangeliza soldados em Bauru
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.