São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 1995
Próximo Texto | Índice

Migração muda de rota e leva jovens de São Paulo

Vida em capitais "mais calmas" atrai adolescentes

DA REPORTAGEM LOCAL E

Migração muda de rota e leva jovens de São Paulo
A migração mudou de mãos e os teens acompanharam. Em busca de tranquilidade e de uma vida melhor, muitos jovens paulistas estão escolhendo outros Estados para morar. Para eles, São Paulo é hoje um lugar para passar as férias.
Em outros casos, os jovens acompanham os pais, nascidos em outros lugares, que buscavam emprego em São Paulo. Os últimos dados do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos) mostram que, pela primeira vez desde os anos 40, mais gente saiu de São Paulo do que entrou: a cidade perdeu 756 mil habitantes entre 1980 e 1991.
Embora ainda não existam dados oficiais —as informações sobre migração do último Censo, concluído em 1991, não foram divulgadas— a analista de Projetos do Seade, Sônia Regina Perillo, acredita que muitos migrantes retornam a seus Estados.
Só no mês passado, a Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social de São Paulo doou 200 passagens para migrantes que queriam voltar a suas cidades: a maioria para Estados do Nordeste e alguns para o Sul do país e interior de São Paulo.
Quem deixa a "maior cidade do país" garante que não se arrepende. "Em São Paulo me sentia perdida no meio da multidão. João Pessoa é mais humana", diz Juliana Pacheco Barbosa, 18, que migrou duas vezes de São Paulo para a capital da Paraíba.
Seu irmão, Thiago, 15, tinha três anos quando saiu de São Paulo e também elogia a troca de capital. Ele diz que faz mais amigos em João Pessoa e prefere o clima da cidade.
No coro dos descontentes está a modelo paulista Márcia Távora. Ela mudou para Fortaleza, acompanhando os pais, que resolveram voltar à cidade natal. "Adoro a agitação e o friozinho de São Paulo", diz. Márcia migra para mais longe: vai estudar nos EUA, a partir de julho.
Já sua irmã, Gabrielli Garcia, 15, diz ter um "autêntico caso de amor com Fortaleza." Para ela, uma das vantagens da cidade é a qualidade de vida.

Próximo Texto: Casal não consegue economizar em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.