São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças costumam se masturbar

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 23 anos e uma filhinha que vai fazer 4. Fiquei grávida sem querer, mas hoje adoro ser mãe. Estou preocupada com uma coisa: tenho observado minha filha se esconder pela casa para se masturbar. Como trabalho, ela vai à escolinha desde pequena. Será que foi lá que ela aprendeu isso? É normal?"

Ah, então hoje vamos falar com uma mulher que se tornou mãe ainda adolescente! E que conseguiu segurar a barra para levar adiante essa tarefa difícil, mas muito recompensadora, que é a de amar e educar os filhos! E que agora está preocupada em saber como melhor se sair.
Primeiro: mesmo que sua filha não frequentasse escola, estaria se masturbando. Não se preocupe, não é preciso escola para que as crianças dessa idade aprendam a encontrar os genitais e a tirar prazer disso. Sabe, todas as mães que observam os filhos já viram coisas desse tipo. É, criança tem sexo sim... Claro que de um modo muito diferente dos adultos.
Você não se lembra de ter feito isso quando criança? Quase ninguém se lembra. Esse é um fato da vida que as pessoas guardam bem guardadinho por terem sido sensações bastante intensas!
Normal sua filha se masturbar, tanto quanto todas as outras crianças. Normal também se ela, com amiguinhos de mesma idade, ficar horas e horas entretida em jogos que, de alguma forma, envolvam as fantasias sexuais próprias dessa idade. Quem já não viu crianças brincarem de "papai-mamãe", "médico", ou coisa parecida, sem querer a presença de adultos?
Deixe as coisas rolarem. Como você mesma diz, ela já sabe que isso é uma coisa íntima dela. Por isso se esconde, não faz na frente dos outros. Se a criança faz isso publicamente, deve ser avisada, de modo delicado, que é melhor escolher outra ocasião para se divertir desse modo.
Não haja como se estivesse no século passado; infelizmente ainda hoje muitos pais e educadores acreditam que isso deve ser punido ou tratado. Isso faz parte da vida da criança, ok?
Lembre-se de uma coisa: suas atitudes frente à sua filha vão ser educativas. Mesmo não querendo, os pais sempre dão algum tipo de educação sexual aos filhos. Mesmo quando preferem acreditar que estão fora. Nunca estão.

Texto Anterior: Empresa lança camisinha especial para adolescentes
Próximo Texto: Pomada não tira 'chupão'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.