São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião com enviado especial da ONU é baleado no aeroporto de Sarajevo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O avião que trazia o enviado especial da ONU, Yasushi Akashi, foi atingido por um tiro quando aterrissava ontem no aeroporto de Sarajevo. Segundo oficiais da ONU, o disparo, que perfurou a fuselagem, passou próximo à cabeça de um dos ocupantes.
A perfuração estava bem visível no lado direito da fuselagem, muito próximo à uma janela dianteira.
Além do diplomata japonês, estavam no avião o comandante dos "capacetes azuis", Bernard Janvier e o chefe das tropas internacionais na Bósnia, Rupert Smith.
Segundo a ONU, pelo menos três tiros foram disparados. A entidade suspeita que eles vieram de posições sérvias a oeste e leste do aeroporto. Soldados bósnios também mantêm posições na região.
Sarajevo viveu ontem um aumento de violência sem precedentes desde o cessar-fogo firmado em 31 de dezembro passado.
À tarde, duas crianças morreram no setor controlado pelos sérvios. Depois, uma mulher foi morta no setor bósnio-muçulmano.
Um novo ataque à noite resultou na morte de mais um civil muçulmano. Pela manhã, uma explosão no centro provocou a morte de outra pessoa e fez vários feridos.

Croácia
O presidente da Croácia, Franjo Tudjman, disse ontem que seu governo pretende adiar a retirada dos soldados das forças de paz da ONU em território croata.
Segundo ele, as tropas poderão ficar, provisoriamente, após 31 de março, data em que expira a missão da ONU na região.

Texto Anterior: TUDO PELO SOCIAL
Próximo Texto: UE apresenta sanções contra o Canadá hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.