São Paulo, terça-feira, 14 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas crescem 85% no primeiro bimestre

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As vendas de máquinas agrícolas atingiram 7.067 unidades no primeiro bimestre deste ano, com aumento de 85% em relação às 3.819 unidades vendidas em igual período de 1994.
Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Persio Luiz Pastre, vice-presidente da Anfavea, afirma que o aumento significativo no primeiro bimestre de 95 se deve ao fato de no mesmo período 94 as vendas terem ficado abaixo da média.
Neste mês, diz ele, as vendas devem ficar 15% acima da quantidade vendida em março de 1994 (3.892 unidades).
A tendência para este ano, segundo Pastre, é de aumento de 15% nas vendas de máquinas agrícola, que devem atingir entre 55 mil a 60 mil unidades.
Considerando que de 1990 a 1991 as vendas anuais não ultrapassaram 30 mil unidades, Persio Pastre afirma que neste ano haverá reposição natural da frota, que se encontra envelhecida.
Na década de 80, a média anual de venda de máquinas agrícolas foi de 50 mil a 60 mil unidades.
Pastre diz que se mantém otimista mesmo ante a dificuldade de comercialização safra 94/95, com queda nos preços agrícolas.
Na sua opinião, a recente mudança na política cambial (leia na página 6-1) foi positiva, pois aumenta a competitividade dos diversos segmentos da agricultura brasileira.
A preocupação do setor, diz ele, é com a dificuldade de os agricultores obter crédito, principalmente para a compra de máquinas. Os fabricantes financiam com recursos próprios, em operações de curto prazo.

Texto Anterior: Desvalorização do Real não eleva as cotações no mercado interno
Próximo Texto: Escassez preocupa os importadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.