São Paulo, terça-feira, 14 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papel estatal é forte na Grã-Bretanha

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

O mercado de telecomunicações no Reino Unido não é mais dominado somente pelo Estado, mas sua participação ainda é grande, principalmente na TV e no rádio.
As duas principais autoridades da televisão britânica são a BBC (British Broadcasting Corporation), que produz e exibe programas em dois canais, e a ITC (Independent Television Comission), que regula as outras redes.
A BBC é uma empresa estatal. A direção é apontada pela rainha, que recebe as indicações do governo. A rede não tem anúncios e é mantida pela venda de licenças, obrigatórias para quem quer utilizar uma televisão no país.
O terceiro canal é o ITV (Independent Television), que exibe programas feitos por 15 produtoras particulares. O quarto canal, Channel Four, é público como a BBC, mas pode veicular anúncios.
ITV e Channel Four são regulamentados pela ITC. A ITC controla ainda as concessões para televisões a cabo e serviços de satélite.
As concessões e a regulamentação do rádio cabem à Radio Authority. A presença do poder público no rádio é ainda grande, com cinco emissoras da BBC, que reúnem metade da audiência do país.
O sistema de telefonia já não tem a presença direta do Estado. A BT (British Telecom) foi privatizada em 1984, quando começou a abertura no setor.

Texto Anterior: Agência controla as concessões nos EUA
Próximo Texto: Estado compete com empresas na França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.