São Paulo, terça-feira, 14 de março de 1995
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Benetton diversifica negócios com duas redes de alimentação

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

A família Benetton —um sobrenome que se tornou sinônimo de moda— está diversificando seus tentáculos muito além desse setor.
A holding Edizione acaba de incorporar ao seu patrimônio duas redes de alimentação: a cadeia de supermercados "GS", que foi privatizada através de uma joint venture com outro investidor italiano e a rede Autogril, especializada em restaurantes de estrada.
Ambas somam cerca de 600 pontos de venda e demandaram investimento de US$ 2 bilhões, equivalentes ao faturamento anual do grupo. Seu presidente, Luciano Benetton, 59, afirma não temer a crise que abala as finanças mundiais. "Pelo contrário, essa é uma boa ocasião para quem acredita no futuro", disse ontem à Folha, em sua visita a São Paulo.
Empresas brasileiras estariam na rota de futuras incorporações? Luciano sorri: "Haveria um problema de gestão, devido à distância". Os restaurantes se espalham pela França e Espanha.
Luciano admite faltar experiência no ramo. "Mas há sempre a ligação com os consumidores. O grupo tinha poucas dívidas."
Diversificação também marcará as atividades no núcleo principal dos negócios, com o lançamento de cosméticos, relógios, malas e até preservativos —que se tornaram sucesso de vendas no Japão.
A grife continuará sendo promovida por campanhas polêmicas, que este ano consumirão US$ 80 milhões.
As vendas no Brasil cresceram com a chegada de produtos importados e correspondem a 15% dos volumes comercializados.
Com 150 lojas previstas até dezembro —hoje são 112— o faturamento da rede deve atingir US$ 30 milhões este ano, 25% superior ao de 1994.

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