São Paulo, terça-feira, 14 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Borges tenta outra de ouro nos 100 m livre

EDGARD ALVES
DO ENVIADO A MAR DEL PLATA

É novamente na água, com Gustavo Borges, que o Brasil tem chance de conquistar outra medalha de ouro hoje no Pan. O nadador brasileiro participa nesta terça-feira da sua prova preferida, a dos 100 m, nado livre.
Borges detém o recorde pan-americano (49s48), estabelecido nos Jogos de Havana-91, quando venceu o norte-americano Joel Thomas, o segundo colocado (com 50s55), e o mexicano Rodrigo Gonzales, o terceiro (com 51s25).
Mais uma vez, os norte-americanos despontam como os rivais diretos do brasileiro na disputa das três medalhas. São eles: Gary Hall e Jon Olsen.
Os três nadadores têm disputado entre si as medalhas de prata nas principais competições internacionais, nas quais as de ouro costumam ficar com o russo Alexander Popov, o recordista mundial da especialidade com 48s21.
No último Campeonato Mundial, pela ordem, se classificaram nos 100 m, livre: Popov, Hall, Borges e Olsen. O trio está inscrito no Pan com os seguintes melhores tempos de cada um em 94: Haggar - 49s31; Olsen - 49s49; Borges - 49s51.
Gustavo Borges, além da marca pan-americana, detém o recorde sul-americano dos 100 m, livre, com 49s43, registrado na Olimpíada de Barcelona-92, quando ele conquistou a medalha de prata.
Desde sua chegada a Mar del Plata, Borges insiste em declarar que veio ao Pan preparado para lutar por medalhas nas seis provas que disputará (200, 100 e 50 m, todas no nado livre; mais revezamentos). Cauteloso, ele evita falar em vitória, apenas garante que está bem e com chances de mais medalhas.
(EA)

Texto Anterior: Brasil estréia hoje em 5 modalidades
Próximo Texto: Tênis de mesa pretende reeditar Havana-91
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.