São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campos derrota candidato oficial e ganha 1ª secretaria da Câmara

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Wilson Campos (PSDB-PE) derrotou o candidato oficial de seu partido e se elegeu ontem o primeiro-secretário da Câmara. Campos venceu o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) com o placar de 290 votos contra 178. Foram computados sete votos em branco e cinco nulos.
O líder do PSDB, José Aníbal (SP), considerou a vitória de Campos uma derrota da Câmara. Segundo ele, a eleição mostrou que "todo o trabalho e a política que vêm pela frente não convergem para o acordo, mas para a dinâmica do salve-se quem puder".
Aníbal afirmou que o acordo entre os partidos foi rompido quando os deputados não elegeram o candidato oficial do PSDB. De acordo com o tamanho das bancadas dos partidos (proporcionalidade na representação), coube ao PSDB indicar o nome para a primeira-secretaria.
A bancada elegeu Neves, mas Campos se rebelou e se lançou candidato no plenário da Câmara. Na primeira votação, no dia 2 de fevereiro, nenhum dos candidatos obteve o número necessário para se eleger. A votação de ontem, em segundo turno, foi definitiva.
Campos, último deputado a ocupar a primeira-secretaria, adotou uma política clientelista e corporativista durante a campanha. Distribuiu kits-bebida, com cachaça e vinhos, e prometeu construir banheiros nos gabinetes do anexo 3 da Câmara.
O deputado usou a distribuição de gabinetes para os novos deputados, função da primeira-secretaria, para pedir votos.

Texto Anterior: FHC diz que terá a 'humildade de explicar'
Próximo Texto: PSDB escolhe Richa para deter Maciel na articulação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.