São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evita, Nixon e libertino francês terão biografias

AFB
ESPECIAL PARA A FOLHA

Primeiro mercado de um circuito anual que continua em Cannes, em maio, e termina no Mifed de Milão, em outubro, o American Film Market é estritamente uma feira de negócios, sem o charme badalativo de seu primo francês.
Por isso muitas companhias deixam para anunciar seus grandes lançamentos na Croisette. Mesmo assim, eis alguns dos principais projetos lançados e oferecidos aos distribuidores independentes neste AFM:

"White Squall"
O novo filme de Ridley Scott já havia sido comentado no mercado anterior, o Mifed de Milão, em outubro de 94, mas foi oficialmente oferecido a compradores na AFM. Jeff Bridges lidera um elenco de adolescentes onde se destaca Balthazar Getty, num projeto que a produtora Mimi Polk Gitlin chama de "um 'Sociedade dos Poetas Mortos' com muita ação".
A história se baseia em reportagem da revista "Life" de 1961 sobre as aventuras de alunos do navio-escola Albatross. As filmagens começam dia 29 de março no Caribe. Produtora: Percy Main. Distribuidores: Disney (EUA), Largo Entertainemnt (internacional).
"The Lost City"
O projeto de estimação de Andy Garcia —a história dos últimos dias do governo Batista contada através dos olhos do dono do night club Tropicana, segundo o texto de Cabrera Infante— vai enfim para as telas. Infante em pessoa assina o roteiro, e Garcia —também produtor— dirige e encabeça o elenco. Cachao faz a trilha sonora.
"Será um épico como a série 'O Poderoso Chefão', mas a partir da experiência latino-americana", diz Garcia. As filmagens começam em dezembro em Porto Rico. Produtora e distribuidora (EUA e internacional): The Samuel Goldwyn Company.

"Evita"
O musical de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice conclui enfim sua peregrinação hollywoodiana: Alan Parker dirige, e crescem os rumores que Madonna será mesmo Eva Peron. Filmagens marcadas para outubro, em Budapeste. Produtora: Cinergi. Distribuidores: Disney (EUA), Summit Entertainment (Internacional).

"Nixon"
O projeto quente da temporada, que o diretor Oliver Stone, em mais um gesto de guerrilha, sequestrou dos estúdios Warner (depois de uma briga por causa de orçamento) e colocou em ritmo acelerado graças ao produtor independente Andy Vajna.
Anthony Hopkins será o presidente desgraçado, num roteiro que, surpreendentemente, livra a cara de Nixon em várias instâncias. As filmagens começam apenas no final do ano. Produtoras: Ixtlan/Cinergi. Distribuidores: Disney (EUA), Summit Entertainemnt (Internacional).

"Showgirls"
O filme que todo mundo quer ter: belas mulheres em diversos estados de nudez, muito sexo e várias modalidades, algum suspense. É a fórmula de "Instinto Selvagem", perpetrada pela mesma dupla: o roteirista Joe Eszterhas e o diretor Paul Verhoeven.
O elenco é de desconhecidas, mas quem se importa? (Sharon Stone já foi desconhecida uma vez, aliás). Filmagens concluídas. Produtora: Carolco Pictures. Distribuidores: MGM (EUA), Carolco (internacional).

"Beaumarchais"
Provavelmente a maior produção francesa, senão de todos os tempos, pelo menos da atual temporada: um orçamento de US$ 10,3 milhões para contar a história do político libertino Pierre Caron de Beaumarchais, no século 18. A direção é de Edouard Molinaro, e o roteiro é baseado em peça inédita de Sacha Guitry. As filmagens começam no final do verão em Bordeaux. Produção e distribuição: Le Studio Canal Plus.

Texto Anterior: Independentes aquecem mercado de cinema
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.