São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

Conservador rebelde do Reino Unido apóia Canadá

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

Um grupo de oito parlamentares britânicos conservadores declarou publicamente seu apoio ao Canadá no conflito com a União Européia por causa da pesca de linguado da Groenlândia no Atlântico Norte.
Os parlamentares, conhecidos como rebeldes por discordarem de muitas posições do primeiro-ministro John Major, enviaram na noite de terça-feira uma carta ao comissário canadense em Londres Frederick Eaton.
Na carta, os deputados criticaram os pescadores espanhóis, que segundo eles pescam sempre acima do limite definido, comprometendo a atividade.
Enquanto a UE (União Européia) prega conservação, permite que membros pesquem acima do limite, diz o texto.
Áreas de pesca vitais como as do oeste da África foram efetivamente dizimadas por meio da política de pescar acima do limite.
Os parlamentares, que têm pressionado Major para que fique do lado dos canadenses na polêmica com a UE, destacaram o fato de o Canadá ser um antigo aliado do Reino Unido em diversas questões internacionais.
Canadá é uma nação que nunca abandonou nossa nação e o ideal de democracia , afirma o texto.
O mesmo grupo de deputados entrou em choque com John Major no final do ano passado por causa da permissão, fornecida pela UE, para que barcos pesqueiros espanhóis e portugueses atuem em áreas dos litorais britânico e irlandês. A atividade deve começar no próximo ano.
Segundo eles, os espanhóis não respeitam regras internacionais E podem desestabilizar a atividade no litoral britânico. Os espanhóis são conhecidos por atuarem mesmo em pontos distantes do país.

Texto Anterior: Canadenses liberam barco pesqueiro da Espanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.