São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demitidos da era Collor invadem sala de Bresser

Ministro da Administração recebe comissão de servidores

AUGUSTO GAZIR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Cerca de 90 funcionários públicos (segundo a Polícia Militar) demitidos no governo Collor ocuparam ontem, das 8h30 às 13h30, os sétimo e oitavo andares do prédio da Secretaria da Administração em Brasília. O gabinete do ministro Luiz Carlos Bresser Pereira também foi invadido, e três portas, arrombadas.
Bresser e sua equipe estavam fora do prédio, num seminário na Enap (Escola de Administração Pública). Anteontem, os mesmos funcionários brigaram com seguranças da Câmara, durante uma manifestação.
Os funcionários, parte deles anistiados pelo governo Itamar Franco à espera da readmissão, exigem a reintegração ao trabalho e a retirada da medida provisória que revoga a garantia das vagas aos anistiados antes de haver concursos públicos.
Na reunião com uma comissão de demitidos, Bresser descartou a readmissão imediata. O governo fará um levantamento da situação de cada órgão. O secretário executivo da CCE (Comissão de Controle das Estatais), Luiz Fernando Wellisch, participou da reunião.
"Vamos fazer o mapeamento do processo de anistia. Precisamos levantar os números exatos de demitidos e anistiados", disse a secretária-executiva do Ministério, Claudia Costin. Bresser não falou com a imprensa.
"O ministro acha que muitos dos anistiados não serão readmitidos, principalmente os dos órgãos extintos", afirmou Sergio Rosário, da comissão de funcionários demitidos.
A estimativa do ministério é que, dos 130 mil demitidos, 45 mil pediram readmissão e, destes, 28 mil foram anistiados.
Itamar
O ex-presidente Itamar Franco reforçou ontem a crítica às restrições criadas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso à reintegração dos demitidos.
"Os demitidos pelo governo Collor, sobretudo aqueles que têm o direito (os anistiados), devem e precisam ser readmitidos por uma questão de Justiça."

Texto Anterior: Ministro nega a FHC ter criticado as aposentadorias dos militares
Próximo Texto: Tuma será responsável por investigar Amorim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.