São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lunático em Marte

Em Marte o vento sopra forte, numa velocidade média de 54 quilômetros por hora. Pode chegar a 400 quilômetros por hora. O vento levanta a poeira de ferro e forma desenhos que parecem canais de água construídos pelos humanos na Terra.
Esses desenhos fizeram muita gente acreditar que havia marcianos em Marte.
Emmanuel Liais foi o primeiro astrônomo a acreditar que os marcianos faziam esses canais, em 1860. Liais morou muitos anos no Brasil.
Vários filmes e livros de ficção científica tentaram mostrar como poderia ser a vida dos marcianos. Um dos maiores defensores dessa idéia foi Percival Lowel, diplomata norte-americano que viveu até 1916.
Lowel abandonou sua profissão para construir um observatório e se transformar em astrônomo. Com a ajuda de um grande telescópio, fez mapas de canais e até de cidades marcianas. Hoje se sabe que eles são manchas no solo do planeta. Essas manchas são provocadas pelo movimento das areias no deserto marciano.

Texto Anterior: Nergal e Ares já foram nomes de Marte
Próximo Texto: O leão de Neméia tem histórias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.