São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália faz vacina contra úlcera

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas do Instituto de Pesquisas Imunobiológicas de Siena (Itália) desenvolveram uma vacina oral experimental que se mostrou eficaz contra úlceras em testes com camundongos.
A descoberta, publicada na edição de hoje da revista científica Science, deve começar a ser testada no homem dentro de um ano.
Os cientistas concluíram que a vacinação pode ser mais eficiente que o uso de antibióticos, pois a bactéria já começa a ficar resistente a esse tipo de terapia.
A vacina foi baseada no conceito de que a maioria das úlceras não é baseada apenas em estresse ou excesso de acidez estomacal —como se pensava há alguns anos— e sim pela ação de uma bactéria bastante comum, a Helicobacter pylori.
O tipo 1 da bactéria causa lesões corrosivas acompanhadas de inflamações no paciente. O tipo 2 desenvolve uma inflamação, mas sem ulceração.
Segundo os cientistas, os camundongos têm se mostrado um bom modelo animal para estudo, servindo de teste para novas drogas e desenvolvimento da vacina.
Os animais que receberam a vacina oral resistiram bem a infecções subsequentes.
Em 13 experimentos separados com mais de 300 animais, a vacina protegeu 79% dos animais. Todos eles haviam sido infectados.
Se tudo correr bem, a vacinação infantil exigiria três doses e estaria disponível em seis anos.

Texto Anterior: Russa beija norte-americano no espaço
Próximo Texto: Liberal Iakovlev abandona chefia da TV que Ieltsin quer privatizar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.