São Paulo, sábado, 18 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Última ararinha-azul ganha companheira

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

O macho da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), último exemplar livre conhecido na natureza, agora tem companhia.
Uma fêmea foi solta ontem às 7h30 em Curaçá (90 km a nordeste de Juazeiro, Bahia) depois de ter passado por um período de adaptação em cativeiro que durou seis meses.
A espécie, ameaçada de extinção, possui apenas 31 exemplares em todo o mundo, 30 em cativeiro. Desses, oito vivem no país.
Talvez seja a primeira vez na história onde a soltura de um animal significa dobrar a população na natureza, disse o biólogo Francisco Pontual, 30, colaborador do Comitê Permanente para a Recuperação da Ararinha-Azul.
A recuperação da espécie não depende apenas da reaproximação do casal. O macho terá que lembrar-se de novo que pertence à espécie.
Para os coordenadores do projeto, cabe ao macho também a tarefa de ensinar a fêmea a sobreviver na natureza, já que ele carrega todas as informações do passado biológico da espécie.
Talvez movido pela solidão, o macho tenha começado a 'namorar' fêmeas da arara-maracanã, disse Pontual.
Nos últimos dias, a ave foi vista em um ninho acompanhada de uma fêmea maracanã.
Uma das hipóteses é que teria havido tentativas de acasalamento. Resta saber se essas espécies são capazes de produzir descendentes férteis.
Tivemos também de submetê-la a um condicionamento físico, para fortalecimento da musculatura, disse.
A próxima etapa consiste no monitoramento integral da fêmea, já que a reintrodução de animais na natureza costuma ser difícil.
É preciso que a ave aprenda a se alimentar dos frutos secos da região, disse Interaminense.
Para Robério Possídio, 27, administrador financeiro do projeto —que recebe dinheiro da Fundação Loropark, da Espanha e da Fundação Boticário—, a soltura da fêmea foi um dos momentos mais importantes desde que o macho foi descoberto, em 1991.

Texto Anterior: Estresse urbano preocupa
Próximo Texto: Sindicalistas e estudantes protestam contra presidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.